O suposto dono de um frigorífico ligado ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar, recebeu 16 parcelas do Auxílio Brasil entre maio de 2020 e outubro de 2021. O frigorífico, que o advogado Jansens Calil Siqueira diz ser dele, está registrado no nome de outras duas pessoas, uma delas é Paulo Sergio Cavalcante Oliveira Silva, que recebeu o benefício do governo para pessoas de baixa renda.
Advogado de Bacellar, Jansens Calil admitiu, em entrevista ao repórter Arthur Guimarães, do Metrópoles, que o frigorífico é seu e que conta com a “ajuda” do presidente da Alerj para fazer o negócio “prosperar”. O advogado disse também que faz favores para Bacellar em troca de sua influência política.
Questionado pela coluna por que o frigorífico está no nome de outras pessoas, uma vez que assume que o negócio é seu, Jansens Calil disse que “em breve” será sócio do negócio. O advogado alegou não saber quem é Paulo Sergio Cavalcante Oliveira Silva e que ele foi retirado da sociedade.
O frigorífico, que fica em Campos, cidade no Norte Fluminense reduto eleitoral do presidente da Alerj, recebeu empréstimo da Age-Rio, agência de fomento do governo do Rio de Janeiro, para sua construção e recebeu asfaltamento e energia.
À coluna, a assessoria de Rodrigo Bacellar disse que “não há participação do deputado na atividade empresarial de frigorífico, e nem responde sobre bens de terceiros”.
Reprodução: METRÓPOLES