No dia 9 deste mês fez 26 anos que o Brasil perdeu o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que criou a Ação da Cidadania contra Fome, a Miséria e pela Vida. Muitos não sabem, mas foi inspirado nele, na sua luta, que criei os Restaurantes Populares no Rio de Janeiro. Betinho dizia que "quem tem fome, tem pressa".



Sem dúvida, uma das minhas realizações mais marcantes como governador do Rio de Janeiro e que o povo não esquece, foi o programa dos Restaurantes Populares com refeições de qualidade a R$ 1. No dia 13 de novembro de 2000, eu e Rosinha, que era secretária de Ação Social, inauguramos o primeiro de 16 restaurantes populares por todo o estado, interior, Baixada, Niterói, e em todas as regiões da cidade do Rio de Janeiro. Era o Restaurante Popular Betinho, na Central do Brasil.

Pela primeira vez o povo foi tratado com respeito. A alimentação era completa, com qualidade e acompanhada por nutricionistas.



Com o nome mudado para Restaurante Cidadão na gestão do governador Sergio Cabral, o programa foi prejudicado pelo calote do governo – que parou de fazer os repasses às empresas responsáveis pela operacionalização das unidades, e várias delas foram fechadas entre 2016 e 2017.

Comentários