A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) ajuizou no Supremo Tribunal Federal ação de inconstitucionalidade contra lei uma lei fluminense que limita em 180 dias o tempo de permanência de um preso provisório numa unidade do Sistema Penitenciário Estadual.

Segundo a AMB, tudo leva a crer que a ALERJ legislou em proveito de alguns deputados estaduais presos. O relator do pedido no STF é o ministro Dias Toffoli, que pode dar uma liminar favorável à AMB ou esperar o julgamento definitivo da questão no plenário do tribunal.

Não há citação a nomes, mas o presidente da Alerj, Jorge Picciani, e os deputados Paulo Mello e Edson Albertassi foram presos em novembro do ano passado durante a Operação Cadeia Velha. Picciani está em prisão domiciliar por razões de saúde, mas os outros dois ainda estão presos. A lei, que entrou em vigor em março deste ano, chegou a ser vetada pelo governador Luiz Fernando Pezão, mas a Alerj derrubou o veto.

Comentários

24/05/2018

03:36

Sulamita - Rio de Janeiro - RJ

Essa lei de ocasião da ALERJ, objetivando soltar os gangsters Picianni, Paulo Melo e Albertassi do PMDB-RJ, é notoriamente inconstitucional, pois compete privativamente à União Federal (ao Congresso Nacional) legislar sobre Processo Penal (CF, art. 22, I).

24/05/2018

08:47

Hermes - Rio

Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho fim.

24/05/2018

10:56

Elisandra - Notícia - Região do Pantanal

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/05/com-criolo-e-daniela-mercury-festival-no-pantanal-celebra-poeta-manoel-de-barros.shtml

25/05/2018

03:13

suely Cardoso - RIO

Em junho completa 180 dias, portanto tal lei foi feita exclusivamente para beneficiar OS CORRUPTOS PICCIANI, PAULO MELO E ALBERTASSI. O que mais me impressiona, é que o autor da lei é o deputado Paulo Ramos. Quanto será que ele levou para botar a cara ?

25/05/2018

09:28

Cristina - Povo sofre com Greve

Um notícia que chamou mais atenção num jornal do Grupo Globo, na manhã desta sexta-feira (25) vem do governador Pezão (MDB), que esperou faltar gasolina para o povo fluminense nos postos até do interior, para anunciar redução de ICMS no diesel e acordo com caminhoneiros.