Blog do Garotinho
Visitantes online : 894 domingo, 21 de dezembro de 2014
05/02/2011 22:49
Capa da revista VEJA desta semana
Capa da revista VEJA desta semana


A revista VEJA traz esta semana como reportagem de capa, os negócios de Fernandinho Beira-Mar atrás das grades. Bela matéria sobre a vida do maior bandido do Brasil na prisão, estarrecedora, revela os métodos que permitem a Beira-Mar continuar até hoje, sendo o maior traficante e distribuidor de drogas do país, mesmo estando há dez anos preso, a maior parte desse tempo em presídios chamados de segurança máxima.

Mas na história de Fernandinho Beira-Mar há um capítulo que foi banido pela imprensa, assim como se faz nas ditaduras mundo afora, que suprimem dos livros de história os fatos e os personagens que incomodam. Na matéria da VEJA, assim como em inúmeras já publicadas sobre o traficante, principalmente na imprensa carioca, só permanece obscuro, como se fosse um mistério, o episódio da prisão de Beira-Mar, não por coincidência no meu governo.

A trajetória do bandido até se tornar o todo-poderoso do tráfico já foi amplamente noticiada. O mesmo acontece para o seu histórico atrás das grades. Mas se Beira-Mar está trancafiado há 10 anos é porque alguém o prendeu. E como é que ele foi preso? Por que ninguém conta essa parte?

Bem, Fernandinho Beira-Mar foi preso no meu governo, em maio de 2001. Estava na Colômbia, num acampamento das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) perto da fronteira do Brasil, com o homem da guerrilha responsável pela conexão com o narcotráfico, o Negro Acácio, que morreu na operação. A ação foi executada por militares colombianos, mas as informações sobre a presença de Beira-Mar e sua movimentação na Colômbia foram passadas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, que vinha monitorando pessoas ligadas ao traficante, interceptando ligações e trocando informações com agentes colombianos. Tanto assim, que as autoridades colombianas fizeram questão de entregar Fernandinho Beira-Mar ao meu secretário de Segurança, coronel Josias Quintal, que viajou para aquele país no mesmo dia da operação e o trouxe para o Brasil, como mostra a reprodução abaixo.


O secretário de Segurança do meu governo, coronel Josias Quintal trazendo Fernandinho Beira-Mar da Colômbia
O secretário de Segurança do meu governo, coronel Josias Quintal trazendo Fernandinho Beira-Mar da Colômbia



Olha, nos últimos tempos, muitos fatos que têm vindo à tona vêm fazendo muitas pessoas reconhecerem realizações do meu governo e também do de Rosinha, alguns até dizem: "eu não soube disso na época". Pouco a pouco, vai se fazendo justiça sobre o que foram nossos governos, meu e de Rosinha, o que fizemos de bom, as verdades que a mídia escondeu e por aí vai. Esse caso de Beira-Mar, a matéria da VEJA desta semana, só vem mostrar que há 10 anos eu estava certo, apesar de na época ter recebido um monte de críticas. Para vocês verem que não estou exagerando uma vírgula, abaixo reproduzo dois trechos das matérias publicadas na ocasião da prisão de Beira-Mar, pelas duas maiores revistas semanais do país, VEJA e ISTO É (hoje a Época é a segunda).


Reprodução de trechos de matérias sobre a prisão de Beira-Mar, nas revistas VEJA e ISTO É, em maio de 2001
Reprodução de trechos de matérias sobre a prisão de Beira-Mar, nas revistas VEJA e ISTO É, em maio de 2001



Sentiram a ironia? Hoje a VEJA diz que Beira-Mar é o maior bandido do Brasil. Há dez anos dizia que fizemos estardalhaço com a prisão do traficante, que segundo a revista não era tão importante. Acho engraçado que hoje no Rio, qualquer segurança de boca-de-fumo que é preso é alçado pela polícia a gerente, no mínimo, às vezes vira até “dono do morro” e a imprensa bate palmas. Mas também quem puder me responda: em quatro anos que grande traficante foi preso pela polícia de Cabral? Quando conseguimos prender Beira-Mar era o contrário, a imprensa queria mostrar que ele era apenas um grande traficante, mas igual a tantos outros. Fizemos estardalhaço sim, porque foi uma grande vitória. Foi uma vitória real. O maior bandido e traficante do país foi para trás das grades numa ação que teve a participação da nossa polícia.

E por favor, não me venham com o argumento pífio de que há dez anos Beira-Mar não era o que é hoje. Ora, foi preso num acampamento do narcotráfico, na Colômbia, de lá para cá nunca mais foi solto. Será que dentro da prisão é que virou poderoso? Me poupem!

Enfim, só para finalizar quero mostrar que a reportagem da VEJA, embora notável sobre o dia-a-dia do maior bandido do Brasil tem um grande erro. A rebelião de 2002, no governo de Benedita da Silva, em Bangu 1, quando Beira-Mar comandou a execução de rivais - o traficante Uê teve até a cabeça cortada – foi comandada por ele lá mesmo no presídio. Não foi por telefone, de um presídio federal como mostra a revista. Nem havia presídios federais na época. O primeiro, o de Catanduvas (PR) só foi inaugurado em junho de 2006.


Reprodução da VEJA on line. Beira-Mar em Bangu 1, logo depois da rebelião de 2002, no governo Benedita
Reprodução da VEJA on line. Beira-Mar em Bangu 1, logo depois da rebelião de 2002, no governo Benedita



Para elucidar o episódio e ao mesmo tempo lançar luz sobre outra farsa de Cabral, com o apoio da mídia, é importante relembrar que o massacre comandado por Beira-Mar em Bangu 1 foi em setembro de 2002. Quando Rosinha assumiu, em janeiro de 2003, bateu o pé com o governo federal, que não sabia o que fazer, mas ela cobrou que Beira-Mar por estar respondendo por crimes federais tinha que ir para um presídio federal conforme estabelece a legislação.

Foi Rosinha, em 2003, quem conseguiu transferir o bandido do nosso estado. Foi levado para a sede da Polícia Federal, em Brasília e depois rodou o país, até ser inaugurado o presídio de Catanduvas. A mídia fica dizendo que Cabral foi o primeiro a ter coragem de mandar presos para outros estados, se referindo em alguns casos a meros gerentes de boca-de-fumo. Mentira deslavada. Esse mérito ninguém vai tirar de Rosinha. E olha que estamos falando de Fernandinho Beira-Mar não de bandido “pé de chinelo”.


É bom que as pessoas tomem conhecimento da verdade, que lamentavelmente a mídia esconde. Neste domingo pela manhã, a polícia vai ocupar o Complexo do São Carlos. Os bandidos foram avisados que têm até meia-noite deste sábado para deixar a área. Vão sair porque são inteligentes. Receberam uma trégua da polícia para mudar de endereço. Se podem continuar vendendo drogas em outros lugares para que vão trocar tiros desnecessários? Essa é uma das grandes diferenças, que um dia todos vão conseguir enxergar. No meu governo, claro que houve erros, nunca disse que fomos perfeitos, mas a ordem era combater o tráfico. Hoje, o governador Sérgio Cabral, que defende a liberação das drogas, só faz os traficantes mudarem de lugar.


Em tempo (23h45m): Olhando a página do blog e vendo que abaixo desta matéria está a nota sobre Beltrame e os estranhos privilégios dados aos policiais que fazem a segurança do contraventor Rogério Andrade, uma coisa me veio à cabeça. Secretário Beltrame, por que não comparar os presos da sua gestão com os dos nossos governos, meu e de Rosinha? Nem falo do número de prisões. Isso até os números maquiados do ISP (Instituto de Segurança Pública) mostram que na nossa época muito mais marginais foram presos. Refiro-me às prisões de bandidos que abalaram as estruturas de facções ou quadrilhas. Vamos comparar secretário Beltrame? Estou à sua disposição, mas de qualquer forma, aguardem que vou mostrar aqui no blog algumas prisões emblemáticas que fizemos sem disparar um tiro, só com trabalho de inteligência.


Cometários

       

5/2/2011 23:08:59
Felipe Drummond - Rio de Janeiro
Garotinho, o Beira-Mar só não conseguiu o título de traficante mais famoso do Rio, este pertence ao Escadinha, que depois do seu falecimento virou mito. O Juramento é alvo constante de disputa de quadrilhas, pelo simbolismo, afinal era ali o principal morro do império do Escadinha, além do Alemão,Adeus,Primavera e Dezoito. O fato citado por mim com certeza o Bestrame não conhece, afinal ele já revelou que falaram pra ele, pois ele não sabia que já existiam fuzis circulando nas favelas do RJ na década de 80. Quanto a chefão do tráfico realmente o Cabral não prendeu ninguém, aquele Bestrame, só vai pra tv falar besteira, quando algumas horas depois de um helicoptero da pm ter sido abatido ele vem a público dizer que "o Rio não é violento", esta foi a perola mor. Nos ataques incendiários ocorridos ano passado ele só conseguiu debela-los com tanques, no seu governo você pos fim a guerra da Rocinha de forma rapida e efetiva. Enfim, quem realmente entende de segurança publica dá a césar o que é de césar. Agora os que não entendem aplaudem o show midiático e irresponsavel da dupla Cabral e Beltrame que vai eclodir em uma explosão de violência por toda a cidade dentro de pouco tempo, caso isso não aconteça podemos presumir que houve um acordo tácito com o narcotráfico.


5/2/2011 23:46:29
Hélio Souza - Macaé
Aplausos para o governo Anthony Garotinho por prender o canalha de traficante F.B-M. Aplausos para o Secretário de Segurança Josias Quintal pelo grande trabalho no governo Anthony Garotinho. E o povo brasileiro agradece porque foi menos um traficante terrorista fora das ruas. ______________________________ E por falar em terrorista, não é que um idiota assassino terrorista chamado Cesare Battisti, lamentavelmente já está causando polêmica logo no nosso Senado da República. Ps. No G1.com.br: "Carta de Battisti gera primeira polêmica do ano no Senado".


6/2/2011 0:21:33
Antonio Duarte - São pedro da Aldeia
Meu caro Garotinho, Sabe o que me deixa mais triste nisso tudo ?, É ver um bandido como esse e tantos outros, ser capa de revista, jornais, e ocupar espaço nas TVs, como se fossem ESTRELAS de cinema. Ja pararam para pensar no mal exemplo e no estímulo que esse sensácionalismo causa à nossa Juventude ? Nossa juventude tem que saber que BANDIDO é BANDIDO, e ponto final. Nós não temos que dar mídia para esses crápulas. Forte abraço. Antonio Duarte. PS: quero me filiar ao PR de São pedro da Aldeia e sair candidato a vereador em 2012. Conto com seu apoio !


6/2/2011 0:43:33
Kaio Miguel Ruiz - Bauru-sp
Garotinho,parabens mesmo pela prisão desse deliquente, pois acho que o sérgio cabral não teria peito algum para preende-lo,até por que o sérgio cabral é amigo do trafico,e compra a midia para enganar o povo,por isto que tu foi tão desmerecido pela midia,pois não comprou ninguem,por isto a rede globo tem tanta raiva do senhor,um abraço


6/2/2011 5:37:02
+1 ELEITOR CONTRA CRIME ORGANIZADO NO BR - RJ
EXCELENTÍSSIMO DEPUTADO FEDERAL ANTHONY GAROTINHO (PR-RJ): PEÇO QUE REPASSE MINHA SUGESTÃO PARA CONTRIBUIR COM O NOSSO CONGRESSO NACIONAL, PRINCIPALMENTE PARA O COMBATE DO CRIME ORGANIZADO NO BRASIL. 1º)- CRIAR UM PROJETO DE LEI PARA PROIBIR EM CLUBES FECHADOS BAILES FUNK EM TODAS FAVELAS DAS GRANDES E PEQUENAS CIDADES DO TERRITÓRIO NACIONAL; 2º)- CRIAR UM PROJETO DE LEI PARA PROIBIR EM CLUBES FECHADOS BAILES CARNAVALESCOS NAS GRANDES E PEQUENAS CIDADES QUE AS SECRETARIAS DE SEGURANÇA PUBLICAS ESTADUAIS CLASSIFICAM QUE OS LOCAIS SEJAM DE ALTO ÍNDICE DE CRIMINALIDADE OU DE VIOLÊNCIA. FINALIZO, COM ESSAS 2 SUGESTÕES PARA OS NOSSOS NOVOS SENADORES E DEPUTADOS, ATÉ PORQUE TÁ NA CARA QUE OS VAGABUNDOS DOS TRAFICANTES APROVEITAM ESSES LOCAIS PARA VENDER DROGAS OU PARA AUMENTAR O TRÁFICO DE DROGAS.


6/2/2011 6:07:24
Gerson Adriano - Ijuí-RS
O caro Lautert fez a brincadeira do fato de o Fla ter tirado Ronaldinho Dentuço das mãos do Grêmio, mas não esqueça que Romário não ganhou praticamente nada pelo Fla e Gornaldo quase nada pelo Corinthians. Então será quase impossível Ronaldinho conquistar títulos pelo Fla. É preciso ter bons jogadores em todas posíções para ganhar alguma coisa. Cinco anos que Ronaldinho não sabe o que é ser campeão. Então não tem como ganhar sozinho. O Flu sim, este tem jogadores bons em todas posições. Mas deve abrir mão do Carioca para priorizar a Libertadores. Mas mesmo não gostando do Fla, eu torcia que Ronaldinho fosse pro Fla, porque não gosto dos loucos torcedores do Grêmio. Do Inter tem comportamento melhor. Ontem me lembrei que não foi só no blog do Garotinho que andava sumido. Em todos blogs que eu participava ando sumido. Troquei todos pelo twitter; porque no twitter não precisa de moderador e vamos conversando sempre ao vivo. De madrugada a Clarissa falou lá que tava assistindo (eu tb) a transmissão da luta do século e torcendo pelo derrotado Vitor. E a luta só durou 3 minutinhos. E como a luta era pra ser à 1 da manhã e só ocorreu depois das 3 horas, uma cantora gospel fez a seguinte brincadeira: "foi mesmo a luta do século, pois levou séculos para iniciá-la". Um abraço e desculpe por fugir do assunto do post. Até mais!


6/2/2011 6:21:59
Gerson Adriano - Ijuí-RS
Muito boa essa matéria. Mesmo longa não é ruim de ler inteirinha. Vendo o intervalo de tempo dos meus textos, levou poucos minutos para ler toda matéria. Parabéns pela matéria!


6/2/2011 9:20:08
ed - rio
Que ironia da segurança pública do rio ,sobem os morros sem disparar nenhum tiro e no final soltam fogos para comemorar. COMEMORAR O QUE? A FUGA DOS BANDIDOS?


6/2/2011 11:00:09
CARLOS EDUARDO MOTA FERRAZ - SÃO SEBASTIÃO DO ALTO
Queridíssimo Moderador do Blog: Já enviei 03 mensagens anteriores e você não as postou. Quero saber o que havia no conteúdo delas para merecer sua não aprovação, uma vez que jamais uso o canal do blog para ofender pessoas ou praticar qualquer ato de desrespeito a quem quer que seja. Inclusive mandei uma mensagem sobre a questão do Gilmar Mendes, Ministro do Supremo, que gostaria muito que fosse postada. Enfim... fico no aguardo de sua resposta. Porque se for para não ver postada as mensagens, prefiro abandonar este tão democrático canal.


6/2/2011 11:04:27
Israel Mendes - Nilópolis
po, fala sério! por enquanto não vejo solução para isso, ou vc se rende a midia poderosa, ou terá que combatê-la eternamente desmentindo histórias pela internet.


6/2/2011 11:10:45
Antonio Fernandes - Rj
Dessa história toda de violência o que mais me impressiona é o descaso do poder público durante décadas. Sabemos que a UPP é uma farsa, mas ela tem um lado bom: ela retira a cortina da hipocrisia e mostra o quão desprovida de tudo essas comunidades são, e o quão ficou entregue, durante anos, ao tráfico. É inegável que entrou governo, saiu governo e nada foi feito pelos moradores das favelas e das ruas.


6/2/2011 11:14:02
Antonio Fernandes - RJ
Séria cômico se não fosse triste: com tamanha desigualdade social, com tamanha exploração do homem pelo homem, com tamanho salário dos deputados federais, com tamanha sonegação fiscal pelas grandes empresas, com tamanho descaso na saúde e na educação... O problema do Rio ou uma grande conquista de um governo é prender um traficante? Ou estou ficando maluco e ranzinza ou os políticos estão de deboche.


6/2/2011 14:14:48
FRANKLIN FREDERICO LAUTERT - RIO
CARO GERSON, FELIZ EM VOLTAR A TROCAR IDÉIAS CONTIGO, TENHO A TE DIZER QUE O FLAMENGO DEPOIS DE SER TRI-TRI NO CAMPEONATO CARIOCA E TAÇA GUANABARA, TORNOU-SE HEXA-CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2009. O FLUFLU SÓ DEU AS CARAS EM 2010, QUANDO ARRUMOU UM BI-BRASILEIRO, QUE A MARACUTAIA DO EMPEDERNIDO CORRUPTO TEIXEIRA JÁ TRANSFORMOU EM UM FALSO TRI. VAMOS VER COMO FICA ESSE ANO. APOSTO NO EMPENHO DE RONALDINHO E DE SEUS COMPANHEIROS. QUANTO AO FUTEBOL GAÚCHO, TAMBÉM SOU INTERNACIONAL, TIME PELO QUAL SIMPATIZEI QUANDO TRABALHEI POR TRÊS ANOS EM PORTO ALEGRE NA CONSTRUÇÃO DO TRENSURB. ABÇS.


6/2/2011 15:12:27
Cristiano Costa - Rio
Eles não querem comparar? Porque será?


6/2/2011 18:06:33
Torcedor do América - RJ
Gerson, desse jeito está muito fácil o Ronaldinho Gaúcho ganhar títulos no Fla, o Vasco pelo visto não tem time, o Botafogo tem um jogador uruguaio que até crise tentou arrumar com o técnico e quanto ao Flu você pode está certo "deve abrir mão do Carioca para priorizar a Libertadores".


6/2/2011 21:40:07
A MÍDIA CORRUPTA, A VERDADEIRA CULPADA! - RJ - JÁ ESTÁ CHEIO... DE BANDIDOS!!!!
Uma pergunta: se não havia Cabral naquela época nem o Lula, para lhe perseguirem, nesse caso, a mídia estaria sendo "pau mandado" de quem? Do Sarney ou a própria mídia estaria há anos combatendo vc.? Gostei da homenagem feita, e merecida, ao Josias, pois sua atuação no seu governo foi mesmo difícil e muito séria, por ter sido nova sem outros parámetros no Brasil, concorda? A grande diferença dos Governos Garotinhos para os outros, tanto anteriores como posteriores, é que os seus foram feitos de forma muito séria para com todos. Pela real vontade de somente acertar, para o bem de todos, desde milhares de pobres como de meia dúzia de ladrões que teriam ganham dinheiro sim, mas de forma honesta e suada, não como agora, em estamos todos nas mãos de Cabral e más Cias., tendo em destaque a "leve" e solta mídia corrupta. Não tem mistério, Garotinho! Com amor, carinho, responsabilidade, muito trabalho, seriedade e, principalmente, com "o pensamento", a inteligência, voltados para o nosso Deus, o Verdadeiro, nada terá como dar errado, mesmo com os Cabrais, Lulas e Sarneys dessa política mais do que suja. Se der "errado", é porque "Deus escreve certo por linhas tortas" ou porque "há "males" que são para o nosso bem".


6/2/2011 22:37:41
Gustavo Leig - Rio de Janeiro
Agora Sr. Garotinho, o Sr. com seu partido faz base do governo Dilma e PT que não condena as ações das FARC. Para mim não existe meia ética, quem prendeu o Beira-Mar foi a polícia da Colombia num acampamento das FARC, o que mostra que estes narco-terroristas são bandidos de alta periculosidade, fazem tráfico de drogas, que consome os jovens do Brasil cada vez mais. Como pode? Por que o Brasil não toma uma posição de enfrentamento com estes terroristas? Se você é a favor de prender o Beira-Mar, por que não combater as FARC?
Mas algum dia eu defendi as FARC? Além do mais fiz questão de frisar que foi preso por militares colombianos, mas contei como tudo aconteceu, com a colaboração da Polícia do Rio de Janeiro.


7/2/2011 2:06:51
Hélio Souza - Macaé - RJ
O Gustavo, Larga de fazer que não sabe porque você deve ser um político e ouviu bem que o Sr. Garotinho quando estava no Governo, prestou um grande serviço para os cariocas porque foi na administração dele que melhorou muito o Serviço de Inteligência da Polícia do RJ, pois teve muita competência de ir buscar experiência com outra Polícia do Exterior. E você sabe muito bem quem saiu do Brasil para ir em Israel buscar tecnologia novas para modernizar o Serviço de Inteligência da Polícia do Rio de Janeiro? O resultado disso foi um forte combate aos traficantes de sua cidade e você sabe que o principal foi que foram presos depois vários traficantes perigosos nos morros; Quem alertou na época que angolanos e nigerianos poderiam está no RIO ensinando técnica de guerrilha para traficantes nas favelas? __________________________ FARC: O que vai adiantar um bom político brasileiro pretender agora fazer um bom combate as FARC, se lamentavelmente nem no governo do presidente Luiz Inácio foi mandado de volta para a Itália, o terrorista perigoso e assassino conhecido internacionalmente de Cesare Battisti. Onde está Battisti hoje?


7/2/2011 15:44:30
Hélio Souza - Macaé - RJ
Deborah, tenho certeza que você também acha que é uma pena que o bom político Anthony Garotinho (PR) não estar hoje governando o nosso Estado do Rio de Janeiro. Porque se tivesse não teria dúvida que o Garotinho entrava com vários pedidos de investigações ao Ministério Público Estadual e na Polícia Federal do Estado do Rio de Janeiro, principalmente para todo povo carioca e brasileiro descobrir direito o que fazia esses angolanos no seu país antes de vim parar nas favelas do Rio??? Nessa hora que o crime organizado infelizmente cresceu mais do que não deveria no Brasil, é óbvio que até este eleitor fluminense gostaria de saber quantos africanos podem ter chegado neste país durante o Governo Luiz Inácio, principalmente que fugiram de uma guerra civil na África??? Acesse o site abaixo pra você assistir esta reportagem que foi exibida no último sábado (19:35hs) no jornal da Band. http://www.band.com.br/jornaldaband/conteudo.asp?ID=100000397102 PS. Recordo que bem recente durante o ex-governo do Presidente G.W.Bush (EUA), o governo americano estava muito preocupado com o terrorismo vindo de outros continentes para o continente americano. Por exemplo, pessoas clandestinas chegando por embarcações também clandestinas vindas da África. Ou seja, no Governo G.W.Bush pelo menos havia uma grande preocupação com muitas armas e drogas pesadas vindo de outros continentes atravessando os Mares do Sul.


10/6/2012 12:19:23
marcelo honda - manaus
Pow solta logo esse bandido pra ele comandar traficos de drogas!


6/9/2014 20:57:19
rogerio silveira - Itaborai
governador estamos com o sr toda nossa familia seprecisar de algum predio ,loja para a sua campanha aqui na cidade estamos a sua disposição abraço.vamos a vitoria


7/2/2011 5:28:58
Deborah Francini - Rio de Janeiro
Assim como tem a globo que faz reportagem pela metade ou nem a metade, mas inventa fatos, tem leitores que "leem" pela metade a leitura que fizeram. Tudo foi muito bem explicado no texto.


Todos os Direitos Reservado
Fotos Anthony Garotinho