Reprodução O Globo on line
Reprodução O Globo on line


Foi preciso eu revelar com exclusividade no blog, nesta quinta, que no apagar das luzes de 2010, o Ministério Público denunciou o empresário Arthur Cesar de Menezes Soares Filho, conhecido como “Rei Arthur” por seus contratos milionários com o governo Cabral, para a mídia tirar da gaveta, a matéria que tinha completa há mais de uma semana, mas escondia a pedido do Palácio Guanabara para não criar constrangimentos para Sérgio Cabral.

Como vocês podem conferir lendo as duas notas abaixo, às 16h01m, publiquei a denúncia no blog, e 5m após, coloquei no Twitter. Demorou mais de 6h para O Globo se render e seus editores chegarem à conclusão que a notícia vazou, via meu blog, e não tem mais como o fato ser abafado. O ex-prefeito César Maia no seu Twitter também passou para os seus seguidores o link com a denúncia do blog, a notícia foi sendo replicada, e com isso, enfim, como podem ver na reprodução acima, às 22h14m, o Globo on line colocou a matéria, com destaque na página inicial.

O mais curioso é que a matéria de O Globo on line é repleta de detalhes, que convenhamos com a Justiça em recesso até segunda-feira, não seria no final da tarde que a reportagem ia conseguir apurar. Ou seja, os jornalistas de O Globo sabiam de tudo, até porque têm fontes na Justiça e no MP, mas seus chefes deliberadamente fizeram a opção de esconder os fatos dos leitores e da população.

Posso lhes assegurar que outros jornalistas de outros veículos também receberam as informações, mas da mesma forma, seus chefes decidiram colocar a matéria na gaveta atendendo a orientação do Palácio Guanabara.

Agora não tem mais jeito, já é de domínio público a notícia, dada em primeira mão por este blog, de que o Ministério Público denunciou “o Rei Arthur”, o grande amigo de Cabral; os dois se reúnem na mansão suntuosa do empresário, em Miami; que é defendido na Justiça pelo escritório da mulher do governador, Adriana Ancelmo Cabral; e que detém contratos de prestação de serviços superiores a R$ 1,5 bilhão com o governo Cabral.

De qualquer forma chamo a atenção de vocês para um detalhe, nas entrelinhas da reportagem de O Globo on line, que muitos já perceberam porque não é de hoje. Todas as suspeitas ou denúncias de supostas irregularidades que a imprensa divulgou, e/ou o MP denunciou, ocorridas no meu governo e no de Rosinha, nós dois somos sempre acusados de algum envolvimento, sob a alegação até de que éramos os líderes políticos, por isso querem nos responsabilizar por tudo, qualquer coisa que aconteceu nos nossos governos, de qualquer pessoa. Todavia nesse caso, assim como em todas as outras denúncias envolvendo o atual governo, jamais o nome de Sérgio Cabral é citado. Nesse caso do “Rei Arthur” a mesma coisa, e olha que todos sabem que o empresário é amigo pessoal de Cabral e defendido pelo escritório de advocacia da sua mulher, Adriana Ancelmo Cabral.

Não me surpreende esse comportamento, mas percebam que aos poucos, o mar de lama do governo Cabral está vindo à tona. À imprensa - e a hora vai chegar mais cedo do que muitos acreditam - só vai restar noticiar, querendo ou não querendo, mesmo com atraso, os escândalos do governo Cabral e seus tristes desfechos. A internet está começando a romper o cerco dos poderosos da comunicação. Está aí mais um exemplo.


Em tempo: Se eu não tivesse feito a denúncia aqui no blog vocês acham que a imprensa ia noticiar?

Comentários