Fotos tiradas na 21ª DP pela ex-deputada Lilian Sá
Fotos tiradas na 21ª DP pela ex-deputada Lilian Sá
Inicialmente gostaria de deixar claro que não advogo para nenhuma das partes envolvidas na questão que trato neste artigo. O que tentarei mostrar aos leitores é que algo muito estranho ocorreu dentro de um prédio do estado com o ex-governador Anthony Garotinho. Esclareço também que não sou eleitor do mesmo. Mas tratarei apenas de fatos que me levam a uma conclusão preocupante.

O primeiro deles é o resultado da perícia feita nas câmeras da unidade Frederico Marques situada em Benfica. O perito criminal conclui o laudo dizendo não ser possível tirar nenhuma conclusão das imagens das câmeras, pois a 2 e a 4 apresentam sinais de interrupção que podem indicar falha técnica ou edição. O laudo termina com a inconclusão.

Estranhíssimo...

Segundo ponto. A sindicância feita pela SEAP tomou o primeiro depoimento, justamente o do agredido, no dia em que o mesmo acabava de receber um HC concedido pelo presidente do TSE. Constatei que se passaram 25 dias entre o fato e o início da sindicância. É no mínimo um fato a ser investigado.

Terceira situação inusitada é que após consultar peritos apurei que o laudo do Instituto Médico Legal não apresentava nenhuma foto dos locais onde a vítima reclamava ter sofrido agressão. Descobri então que no IML além de não ter sido tirada nenhuma foto, o que não é normal, também não foi feito nenhum exame, sendo o senhor Garotinho apenas “vistoriado” pelo médico. Sinceramente isso não me parece sério.

Há ainda um fato que aprofunda minha desconfiança em relação à condução do caso pelo estado. Pesquisando no blog do senhor Garotinho encontrei um pedido de escolta policial, datado do dia 6 de abril, protocolado no Gabinete Civil do Palácio Guanabara, relatando ameaças que estaria sofrendo oriundas justamente da unidade Frederico Marques (Benfica). Até onde pude apurar nenhuma providência foi tomada pelo governador Luiz Fernando Pezão.

A quarta questão me causou perplexidade como advogado. O senhor Garotinho vinha cobrando a conclusão do retrato falado, iniciado por ele quando estava na unidade Petrolino de Oliveira, e que foi interrompido, segundo informações da Polícia Civil, por problemas técnicos. Apurei com policiais civis o motivo da demora, e para minha surpresa a culpa não era da Polícia Civil, pois o juiz Ralph Manhães, titular da ação em Campos, proibiu o deslocamento do ex-governador a qualquer lugar, até mesmo a delegacia de polícia para confecção de um elemento importantíssimo para a investigação criminal, a confecção do retrato falado. Estranhíssimo...

Aliás, apurei uma sucessão de fatos incômodos. Acho sinceramente que os advogados do ex-governador deveriam acionar o estado na Justiça, afinal ele estava custodiado, “sob a proteção do estado”. Fotos tiradas na 21ª DP pela ex-deputada Lilian Sá

Uma outra situação que me chamou a atenção, essa fora dos procedimentos investigatórios, foi o silêncio do deputado estadual Marcelo Freixo. Ele preside a Comissão de Direitos Humanos da ALERJ. Será que escolhe as vítimas para defender, apurar fatos pelo caráter ideológico? Suponho que não. O silêncio de Freixo é imperdoável.

Outra questão que observo é a letargia do Ministério Público Estadual diante dos sucessivos problemas ocorridos em Benfica. A reincidência tem sido mostrada pela imprensa. Sucessivas visitas não autorizadas, alimentos introduzidos de forma indevida. Há denúncias de uso de telefone celular já que o presídio não possui bloqueadores, até mesmo a instalação de um cine privê dentro do estabelecimento onde está o ex-governador Sérgio Cabral.

Na minha opinião existem elementos suficientes para que o Ministério Público peça o afastamento do secretário de Administração Penitenciária. Quanto ao ex-governador Garotinho os elementos que possuo, e que foram colhidos através de material publicado ou de informações que obtive junto a policiais, me levam à certeza que ele foi agredido.

Se essa moda pega, levar adversários políticos para dentro de estabelecimentos prisionais, e ameaçá-los e espancá-los estaremos voltando a “um tempo infeliz da nossa história”.

Ronaldo Machado – Advogado criminalista


Comentários

07/01/2018

04:53

Marlene pereira santana - Campos dos goytacazes

SEM PALAVRAS. APENAS APLAUSOS PARA O DR. RONALDO MACHADO. CONHECIMENTOS E SABEDORIA E PRA POUCOS.

07/01/2018

05:12

Ana Carla - Saiu um governador corrupto e ditador e entrou outro pior ainda Pezão

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/04/apos-renuncia-de-cabral-pezao-assume-governo-do-rj-nesta-sexta.html

07/01/2018

07:59

carioca - rio de janeiro

Sem entrar no mérito dos fatos, acho estranho um ex-governador ser preso na traseira de um camburão e na frente da família. Enquanto, a turma do petrolão anda em carros de luxo e nas poltronas de couro, também viajam de jatinho para deporem em Curitiba, não bastando, agora nem algemas os políticos usam mais, presos por causa de desvios milionários de dinheiro público.

07/01/2018

09:13

Carlos Augusto Nogueira - CARLÃO - RJ

É vergonhoso para o poderes judiciário, legislativo, executivo e para o país. O tratamento dado ao cidadão Anthony Mateus Garotinho é medieval de masmorra. Quanto pior por se tratar de um ex Governador, Deputado Estadual e federal, prefeito duas vezes, secretário 3 vezes, candidato a presidente da República que teve mais de 15 milhões de votos. O que fizeram com Garotinho depõe contra o Brasil.

08/01/2018

07:48

Osvaldo guedes de lima - Marica

Essa e a triste realidade atual do Estado do Rio de Janeiro

08/01/2018

11:23

Toninho Nego - Campos dos Goytacazes

Muito injuriado com mais covardia. Aqui em Travessão a revolta é muito grande terminaram o a obra do postinho mas a conversa é que só fizeram porque a obra é da Visão, empresa do irmão do candidato a federal do prefeitinho. O papo é que ele é o prefeito de verdade, e esta obra e outras é pra dar dinheiro pra bancar a eleição do tal Cesinha

08/01/2018

12:02

Mauro - Rio de Janeiro

O que acho engraçado que, tudo que diz respeito às ações contra Garotinho e Rosinha, provém de certames eleitorais; pois fica cada mais nítido que, ao não encontrarem algo realmente consistente, avançam no processo político, demonstrando cada vez mais, a natureza política das ações contra Garotinho e Rosinha. Quem denunciava tudo que depois indignou a população, foi Garotinho, em épocas de forte "blindagem" de Cabral e quetais, feita principalmente pelo grupo Globo, que dava total apoio ao governo de Cabral, e depois Pezão. Só veio divulgar algumas coisas, muito tempo depois, pois hoje-em-dia fica difícil esconder algo, com tantas redes sociais; daí a Globo, muito tempo depois do desfrute dos agrados de Cabral, agora está jogando o mesmo "ao mar ". Mas só agora, quando muitos já tinham visto em outros órgãos de mídia e redes sociais. Antes tarde do que nunca, mas sempre teremos de citar que, quem primeiro denunciou tudo isso , e que tudo, absolutamente tudo vindo a se confirmar, foi ANTHONY GAROTINHO, mas jamais organismos que se alimentaram das denúncias terão a humildade de reconhecerem Garotinho como peça fundamental; muito pelo contrário, na verdade parecem querer confundir a população, querendo colocar Garotinho no mesmo cesto, daqueles que tanto denunciou. Definitivamente Garotinho não é igual aos integrantes da ,"máfia dos guardanapos". Força Garotinho

08/01/2018

01:28

Apresentador de programa de televisão não serve para ser Presidente - Por que o L.Huck nem no Faustão não reclama do aumento da bandidagem ?

http://www.aquibahia.com.br/permalink/?id=24722

08/01/2018

02:23

FRANKLIN LAUTERT - RIO

DE FATO É VERGONHOSO E REVOLTANTE O QUE FIZERAM COM GAROTINHO. A POLÍCIA DO ESTADO, A JUSTIÇA DE CAMPOS E A QUADRILHA DO CABRAL, INCLUÍDA NELA O GOVERNADOR PEZÃO, TÊM TOTAL RESPONSABILIDADE NO CASO. ESSA COVARDIA NUNCA SERÁ ESQUECIDA OU PERDOADA POR QUEM ADMIRA GAROTINHO E CANALHABRAL TERÁ TREZENTOS ANOS DE PRISÃO PARA PURGAR SUA PENA.

08/01/2018

05:10

Marcelo - Rio de Janeiro

Nas imagens das câmeras de vídeo sobre a ala em que estava o Garotinho, foi dito que há um período de 2 horas em que elas nada gravaram. Porém, nos trechos iniciais da imagem do “vídeo exibido pelo RJTV da Globo”, percebe-se que aparece, "antes", o corredor vazio, "sem qualquer movimento". Ora, se não havia movimento, como é que as câmeras estavam gravando, a partir de um determinado horário, se foi dito que elas não gravam se não houver movimento ? Resposta: ou desligaram ou apagaram os trechos gravados. E em que horário houve a troca de turno dos agentes penitenciários na frente daquela ala? No período em que não haveria imagens durante essas 2 horas ? E como é que as imagens das câmeras da ala onde estava o Garotinho foram obtidas com "exclusividade" pela Globo? Isso também significa que tem gente ali dentro do presídio ou se corrompendo e vendendo essas imagens ou entregando de graça para a Globo com outros objetivos. Isso é crime (Violação de Sigilo Profissional - Art. 325 do Código Penal).

08/01/2018

05:18

Eduardo - Ananindeua Pará

Para mim tudo é perseguição política e vou dar só um exemplo: com todo respeito ao ex vice da Rosinha ele foi o candidato dos ex governadores Anthony e Rosinha mais ninguém nem ouve falar do Dr. Chicao e Garotinho que nem foi candidato estão com toda essa perseguição mais parece que foi candidato. Sinceramente acho que Garotinho e Rosinha não precisam da política para sobreviverem pois são inteligentes (bons profissionais em suas profissões e ela ainda artesã com trabalhos lindos) e formam uma família linda e acho que falta o povo de Campos que tiveram tantos benefícios dos governos de Garotinho e Rosinha (principalmente) deveriam ir para a porta do tribunal mostrar sua solidariedade aos cidadãos Anthony e Rosinha.

08/01/2018

08:59

Presidente do TSE precisa fazer algo para evitar isso antes da eleição - O senador Lindbergh Farias tá certo de acusar Globo de fazer campanha

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2018/01/08/luciano-huck-diz-que-vai-botar-a-mao-na-massa-nas-eleicoes/

09/01/2018

12:14

Vascaíno - Rio de Janeiro

Um conselho ao novo presidente do Vasco da Gama, trazer o atacante Samuel Eto'o já velho de 36 anos pra quê? Estado do Rio quebrado por causa dessa corrupção sem vergonha dos governos Cabral e Pezão e o presidente do Vasco quer sonhar alto. No Brasil tem muito jovem bom de bola querendo oportunidade para jogar nos clubes grandes do Rio, nem que seja para ganhar muito menos do que ganha esses estrangeiros no futebol carioca profissional.