Recebi de um jovem muito humilde a gravação que ele fez no seu telefone de uma conversa onde participaram o prefeito de Campos, Rafael Diniz e alguns amigos e assessores. As horas de gravação que eu ouvi são assustadoras, comprometedoras e revelam situações constrangedoras para os citados nas conversas regadas a muita bebida.

Assim como ocorreu nos vídeos e fotos que revelei de Cabral em Paris, me comprometi a nunca revelar a fonte e nem mesmo divulgar todas as fotos, a não ser que tivessem algum interesse jornalístico ou policial. E é o que farei agora. Até porquê, pelo nível da conversa e o estado etílico de alguns, falam de coisas pessoais, que podem não ser verdadeiras, que gerariam até conflitos em relacionamentos, como traições entre casais, acusam membros do Judiciário de coisas que certamente podem ser somente uma bravata. Mas a conversa demonstra sobretudo um grupo desorientado, sem liderança, um prefeito despreparado e sem a menor noção das responsabilidades que estão sobre seus ombros.

Minha trajetória jornalística de já ter investigado e provado com documentos diversos atos de corrupção que levaram muitas autoridades à cadeia, como as duas mais recentes, envolvendo Sérgio Cabral e a CBF, me fazem sentir a certeza que Campos está em mãos de pessoas no mínimo desqualificadas.

Para que você possa entender melhor os trechos que vou reproduzir, a conversa se dá com seis pessoas, todas do sexo masculino, num ambiente fechado de uma casa onde todos bebem muito e conversam sobre política, a vida pessoal de dezenas de pessoas da cidade, o Judiciário de Campos, incluindo aí autoridades do Ministério Público e da polícia, e amenidades, como por exemplo um dos participantes que adora contar piadas.

Como jornalista tenho obrigação de trazer à luz apenas o que é de interesse público. Além disso, empenhei minha palavra que a prova seria destruída imediatamente, como foi, e o nome da pessoa preservado, como a lei me garante do “sigilo da fonte”.

Tudo o que estiver com A maiúsculo se refere a um dos amigos do prefeito que esteve no evento. Tudo que estiver com R maiúsculo são palavras do próprio prefeito. Alguém poderia perguntar por que não coloco trechos do áudio. Teria que haver edição e como a pessoa que me entregou a gravação também participa e logo seria identificada e perseguida. Quero deixar claro que os trechos divulgados são mínimos, e excluem todas as citações que envolvam casos pessoais ou possam se apenas uma especulação.


A: Você não acha que esse corte de todos os programas sociais de uma vez vai dar merda?

R: Vai nada. Eles deram cheque cidadão 8 anos. 200 todo o mês. Peguei a turma que sabe comprar votos e gastei na última semana. Saiu mais barato. (risos) Pobre se vende à toa. Se cheque desse voto, Chicão ganharia no 1º turno. Com a mídia na mão a gente segura esse pessoal mais pobre.

A: Sei lá, acho que o que vai dar mais falatório é o restaurante. Tem gente até que não come lá que tá falando mal do governo.

R: Deixa de besteira. Você acha que alguém que come lá votou na gente? Aí, porra, nosso pessoal frequenta a Pelinca. Estão até comemorando o fechamento daquela merda. Quer comer? Vai ali perto do Jardim S. Benedito que tem umas freiras que dão comida de graça.

A: Rafael, acho que você devia fazer alguma coisa pelos funcionários públicos. O pessoal está metendo o pau, principalmente uma turma da saúde e a guarda.

R: Vovô sempre dizia que funcionário pode até atrapalhar a eleição, mas não elege ninguém. Olha só, sai muito mais barato eu ter o pessoal do sindicato, do SEPE na mão, na gaveta, que sair distribuindo aumento com um pessoal que não gosta de trabalhar.

A: Mas pelo menos você devia manter aquela situação do pessoal da Guarda Municipal.

R: Já ouviu aquele ditado, quem come e guarda, come duas vezes (risos).

A: Cara, se tivesse uma eleição hoje, você perderia até pro Pudim. Estamos mal. Quem está crescendo aí é o Caio. Vi uma pesquisa que você tá com mais de 80% de reprovação.

R: Meu irmão, tô doido pra acabar essa porra logo. Não aguento mais todo o dia pobre na minha porta pedindo emprego; reclamação que não tem remédio; pedindo casinha, sacolão, tijolo. Quer saber?Não tô conseguindo nem f.... direito. Pô, ninguém merece isso. Tô de saco cheio. Vereador pedindo emprego toda a hora. E os caras são uns babacas, querendo botar parente, são uns merdas.

A: Cara, calma, daqui a pouco você vai estar arrumando briga com todo mundo. Não pode ser assim.

R: Calma porque não é você, porra. Ter que aguentar Loureiro querendo fazer negócio o tempo inteiro, Diva e Barbosa Lemos querendo dinheiro, empreiteiro cobrando dívida na minha porta toda a hora. Não vejo a hora de terminar essa merda e ir morar na Europa.

A: Aí, relaxa, cara. Ainda tem mais 3 anos pela frente. Se você ficar assim, vai acabar adoecendo.

R: Relaxar como? Aquele maluco do Garotinho fazendo denúncia a toda a hora. Parece que o cara não trabalha, fica vigiando o governo. O cara parece polícia. Meteu todo mundo do Cabral na cadeia. Vai querer meter a gente. Eu tô controlando com Zé o pessoal do judiciário, mas já está dando briga entre eles. Uma hora vai dar merda.

A: Acho que o que vai dar merda é esse negócio a passagem social.

R: Vai nada, quem votou em mim anda de carro. Os empresários estão fechados com a gente.

A: Mas tem muita gente reclamando.

R: É a mesma coisa que te falei do cheque cidadão, não dá voto. Se desse, o candidato deles tinha vencido. Dói na hora, depois o povo esquece.

A: Cara, acho que você deveria mudar uns secretários. Vou falar contigo com toda a sinceridade. Tem um pessoal muito fraco na nossa equipe.

R: Cezinha, se eu não for cassado por aquele maluco do Eron, vou fazer o que te falei pra ter uma reserva aí. Também se me tirar, vou sumir. Não aguento mais ver gente me pedindo coisa.


É lamentável, mas é verdade. Os diálogos acima mostram que ao invés de administradores, Campos está na mão de atores que interpretam papéis de mocinhos, quando na realidade são bandidos.

Comentários

17/06/2017

02:55

Anonima - Duque de Caxias RJ

Não vou generalizar, mas bem que esse povo merece exatamente esse "governinho" que aí está. Não andam dizendo que agora a cidade vai pra frente ? Que esse é o prefeito que colocará em ordem o que o prefeito anterior deixou em desordem? Garotinho esse povo é como ele mesmo disse, se vende por trocados. Sem querer ofender pois tem muita gente boa também.

17/06/2017

03:04

Jonespmedeiros - Rio de janeiro

Governador, realmente se for real está gravação, o cara tem que ser cassado e preso imediatamente, mais cuidado com a veracidade da informação da gravação, para isto teria que ter o rastreamento da gravação pela PF..

17/06/2017

03:22

Roberto - Itaguaí

Coitado do povo de campos

17/06/2017

03:50

ANONIMO - XXX

O Sr. se diz jornalista, mas um jornalista não tem que ter o curso superior de jornalismo? Então no seu caso o Sr. não é um jornalista é um comunicador, estou certo?

17/06/2017

03:50

sandro eduardo - campos dos goytacazes

Esse fato é muito serissimo,o sr.tem de levar ate as ultimas consequencias,alem de desmascarar esses veiculos de comunicaçao vendidos de nossa cidade,q fecham os olhos em troca de dinheiro ,uma vergonha para esses bandidos

17/06/2017

04:20

Leandro Varela - Rio de Janeiro

Claro preservar a fonte mas nessa altura eles já sabem quem foi, só se forem muito burros.

17/06/2017

04:28

Silvana Silva - Campos dos Goytacazes

Estou perplexa. Você escreveu que destruiu as provas desta conversa. E agora? Este rapaz é sem caráter e vive no convento dos padres e na Catedral dando uma de cristão. Cristão de verdade nao daz isto. Até os padres e pastores acreditaram nele.

17/06/2017

06:08

Silva - Campos

Alguém precisa fazer algo por nós. Conter os desmandos nessa cidade É difícil de acreditar.

17/06/2017

06:23

MELCHISEDEQUE GOMES FIGUEIRA - SÃO GONÇALO

NÃO FOI EM VÃO AS CARTAS QUE REMETI P/ A MINISTRA CARMEM LUCIA, O MINISTRO DA JUSTIÇA ,ORDEM DOS ADVOGADO DO RIO E ORDEM DOS ADVOGADO DE CAMPOS TENHO EM MÃOS A COPIA DAS CARTAS E ALGUMAS RESPOSTA ESSE TURMA DO PREFEITO E DA PA VIRADA SO COM APERDA DO MANDATO DESSES POLITICOS CAMPOS PODE SAIR-SE BEM OKEY

17/06/2017

07:23

Isaias Castro - Nova Iguaçu

Nossa que Horror, melhor ainda seria ter filmado com o áudio para ter-se mais certeza da denuncia, e inadmissível um gestor com essa postura arrogante chula e prepotente

17/06/2017

07:26

Sidney - Campos

Isso é um absurdo. Que todos campistas tenham conhecimento dessa barbárie. Parabéns mais uma vez Garotinho pelo excelente trabalho de jornalismo.

17/06/2017

10:03

Isabel Cristina dos Santos peixoto - Campos dos goitacazes

Depois que li todas está conversa ,oque nós temos que pensar eu não minha opinião não acredito que o Rafael seja tão grande artista ,foi eleito pelo povo pra que houvesse melhorias em nossa Cidade ,não o conheço pessoalmente mais acreditar em tudo isso ,será que o povo foi tão enganado seria uma injustiça enorme com nós seres humanos ,saíamos de um grupo de dar nojo em termos porque à panelinha continua na prefeitura ,será possível e verdadeira está conversa Deus queira que não

18/06/2017

03:09

Douglas - Campos

Infelizmente votei em um cara q me decepcionou votei sem pensar! E ai esta por mas q demore a verdade aparece e dessa vez não demorou pra aparecer! Infelizmente Deus levou uma pessoa q fazia política com amor o nome dele era Renatinho Barbosa ! Hj estamos ai vivendo sem emprego na nossa cidade e tendo q ir pra cidades vizinhas como Macaé e outras pra arrumar sustento o povo deve se unir e votar nulo pra dar um basta nesses q choram nas câmeras pedindo votos mas na verdade são atores

18/06/2017

08:18

CARLA FLAVIA RANGEL BARRETO - Campos dos Goytacazes

Lamentável. Mais uma vez nos vemos a mercê de usurpadores e mais uma vez, temos que nos vestir a armadura e entrar na guerra pelo povo que tanto já padeceu nas mãos de Arnaldo e Mocaiber. Hoje, novamente, a população clama pelos seus direitos, na saúde, na habitação, na educação... Que Deus nos ajude.

18/06/2017

09:55

Plínio Silva - Brasília

Se o Sr. Destruiu a gravação então só o Sr. E os envolvidos sabem se o diálogo aconteceu de fato. Não terá nenhum efeito político. O único efeito é, se for verdadeiro, colocar os participantes uns contra os outros para tentarem descobrir que foi o o traíra. Outra consequência será o prefeito tomar mais cuidado e, por isso, tender a se fortalecer. Acho melhor, Garotinho, o Sr. desdestruir este áudio e divulgá-lo, se de fato existirem.

18/06/2017

10:34

Vidal - Campos

Difícil acreditar numa cidade com esse cenário.

18/06/2017

11:19

Fabiano Nunes - Campos DOS Goytacazes

Esse cara e um pilantra fora rafael.

18/06/2017

12:28

Maura Ramos - Campos dos got

Olha garotinho eu estou horrorizada com tantas mazelas deste grupo. Está Campos q me adotou está nas últimas no uti e sem esperança. Não sou pessimista mais em muito pouco tempo poderemos ter uma falência total desta cidade.

18/06/2017

01:59

Antonio Rocha - Rio de Janeiro

Continuo orando pelo radialista Garotinho, o sr. é imprescindível. Deus lhe dê saúde e muita proteção. Votos extensivos aos familiares.

18/06/2017

02:29

FRANKLIN LAUTERT - RIO

GAROTINHO, O CARA TÁ PERDIDINHO, TÁ COMPLETAMENTE DOIDO E SBE QUE VAI SER CASSADO.

18/06/2017

02:41

Anônima de Campos - Campos

Infelizmente isso é a mais pura verdade! Quem votou nesse rapaz que pra mim é um ator, 80% por cento está arrependido. Fico feliz por vc GAROTINHO denunciar com louvor em seu blog. Vc sim me representa. Sempre lutou pelos mais pobres. Eu não recebo benefício nenhum desses governo, o meu cheque no período de campanha foi cortado. Meu pai está desempregado, vivemos de doações de pessoas! Obrigado mais uma vez! Um abraço!

18/06/2017

03:53

Amaury - Fiscalização

Precisa fiscalizar com muito rigor os gastos dos milhões do petróleo em festas, shows, etc.

18/06/2017

03:56

Neemias Camargo - Campos dos Goytacazes

Nossa essa conversa já está rolando nas redes sociais,nos grupos dos whatsap ,isso é muito grave, pois envolve o siprosep, o judiciário dá cidade, a mídia,se isso for verdade a corrupção está generalizada, e todos os campistas tem que tomar ciência desses fatos.

18/06/2017

04:12

João - Campos

É prefeito ou seria prefeita? Preferências à parte, Garotinho, a cidade tem saudades de sua época, estão acabando com os programas sociais e arrochando o povo.

18/06/2017

05:06

Anônimo - Campos dos Goytacazes

Só verdades, alguns podem até pensar que é o senhor que tá querendo afundar o governo dele, mas a maioria das coisas que tá escrito ali é verdade, de Vereadores ligando pra ele pedindo empregos pro povo e pessoas indo na casa dele pedindo emprego

18/06/2017

07:42

Rose Moreira - Campos dos Goytacazes rj

"Adorooo esse povo votou nesse babaca do Rafael Diniz .porque ele prometia muitas coisas como vereador mais na verdade ele nunca me enganou ..graças a Deus que eu não preciso nada desse m.........de última categoria olha que quem votou nele foi os pobres, que agora ele esta desprezando. Mais adorooo quem manda acreditar em promessas... ele é igual avo dele não tem caráter.é um riquinho que não serve nem para limpar meu vaso sanitário ...é um f......nem a esposa dele aguentou ele esse fumase....."

19/06/2017

01:35

Joeliton - Brasilia

O povo tem que acordar, ser achincalhado assim na lata e não reagir é muita passividade. Protocolem a reportagem do Garotinho no Ministério Público Eleitoral, no MPF, na Câmara de Vereadores, solicitando explicações ao povo! juntem provas, todas que tiverem e vão em frente, divulguem no WhatsApp dos moradores da cidade1 vamos meu povo, a hora é agora! Fora Rafael Diniz!!!!!!!!!!!!!

19/06/2017

10:09

Nestor Silva - Campos dos Goytacazes

Eu não estava acreditando,mas o silêncio na cidade é suspeito. Rafael não se pronunciou e nem a Folha da Manhã. Estranho! Queremos saber mais desse aúdio,se possível for.

20/06/2017

04:26

Irene domingos de oliveira - Campos dos Goytacazes rj

Bom dia meu amigo garotinho,

20/06/2017

06:56

wallace silva - Campos dos Goytacazes

acredito no audio e digo mais a vigilancia sanitaria de campos dos goytacazes persegue os pequenos comerciantes e levam um seculo para emitir a licença de qualquer estabelecimento.pode se dizer o que for mas no governo rosinha a licença sanitaria nao levava mais do que 30 dias

02/02/2018

04:54

Bruno - Campos

Garotinho, dia 8 de março vamos pedir novas eleições para prefeito. Nao vamos aguentar três anos desse desgoverno!

22/02/2018

12:17

Raiane - Campos dos goytacazes

A propia populacao colocou a cidade na mao de muleque playboisinho mimado.