Ciente das pesquisas internas que apontam o meu nome disparado na preferência do eleitorado fluminense para o Governo do Estado, e de Rosinha para o Senado, as “Organizações”, como gostam de ser chamados os veículos da Globo acionaram imediatamente seus aliados dentro das instituições que passaram oito anos sem ver nada no governo Cabral. Afinal o Globo, como mostramos há dias, tem horror a políticos que tenham opção pelos trabalhadores.

Capa do Globo (1962) atacando a criação do 13º salário
Capa do Globo (1962) atacando a criação do 13º salário



Vejam que coisa interessante. Hoje fui informado do acórdão que condenou a ex-governadora Rosinha na 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio. Não pensem que estou delirando. Os fatos que vou narrar abaixo são reais.

No ano de 2004 o Globo vinha movendo uma campanha covarde contra quatro programas do governo estadual: Restaurante Popular, Farmácia Popular, Cheque Cidadão e Emergência em Casa. Diante da campanha indecente movida pelas Organizações Globo contra os programas sociais do governo Rosinha, e após a publicação de um editorial com o título “Além dos limites”, o Governo do Estado, de forma institucional, publicou uma nota oficial esclarecendo a população sobre a real importância dos programas para a população trabalhadora do nosso estado. Acreditem, o Ministério Público Estadual entrou na Justiça pedindo que a então governadora Rosinha Garotinho e seu secretário de Comunicação, Ricardo Bruno fossem condenados a perda dos direitos políticos, por, segundo eles, usar o dinheiro público para atacar a credibilidade do jornal O Globo. Em primeira instância, o juiz deu ganho de causa ao governo estadual, rejeitando a proposta do MP Estadual por acha-la totalmente descabida. Não satisfeito, o MP Estadual que devia defender os programas sociais recorre contra a decisão de primeira instância, e então consegue, 13 anos depois, a condenação provisória (cabe recurso) contra a ex-governadora e seu secretário de Comunicação.

Leiam os senhores e percebam alguns detalhes. Em momento algum há promoção pessoal da governadora ou do secretário, a nota é assinada pelo Governo do Estado. O ataque ao Globo, que o MP Estadual considera que houve é a simples reprodução do Código de Ética do próprio jornal, que é reproduzido na nota do Governo do Estado, que destaca em uma das partes, que “o jornal tem a obrigação de respeitar o direito de defesa dos acusados”.

“O GLOBO ALÉM DOS LIMITES
Diante da linha editorial agressiva do GLOBO, o Governo do Estado do Rio de Janeiro tem agido no estrito respeito à liturgia imposta pela conveniência democrática de opiniões divergentes sobre políticas públicas. Mas o editorial "Além dos limites", publicado pelo jornal na edição de ontem, transpõe a fronteira da crítica e avança sobre o terreno da injúria e da torpeza. Faz pior: na sua pretensão de açoite definitivo, exala desprezo pela instituição do voto, cheira a cacoete golpista, recende a sabujice intervencionista.
A indignação do governo frente à agressão tão desproporcional impõe uma resposta, em respeito aos leitores do GLOBO e à população do Estado:
• O governo não autoriza o uso político-eleitoral de seus programas sociais, mas não vai suspendê-los, em prejuízo da população carente, apenas porque parecem ofender uma elite que se mantém à custa da exclusão de milhares de cidadãos.
• Os programas que essa mesma elite desqualifica e chama de clientelistas são, na verdade, instrumentos urgentes, legítimos e necessários de inclusão social e de distribuição de renda, amplamente apoiados pelos cidadãos que deles se beneficiam, como demonstram pesquisas de opinião feitas com os usuários. Em recente consulta feita pelo lbope, o Restaurante Popular teve 90% de aprovação e a Farmácia Popular e o Emergência em Casa obtiveram 88%.
• Democracia não se faz com a preservação de privilégios das elites e do chamado quarto poder — a imprensa que as representa. Democracia se faz com direitos iguais — desde os mais fundamentais, como alimentação, medicamento, casa própria — para todos os cidadãos, inclusive para os que não lêem os jornais.
• Essa parte da imprensa cinicamente "chocada" com o que chama de clientelismo, a ponto de mover campanhas e publicar editoriais com senhas golpistas, é a mesma que silenciou, se omitiu e apoiou as maiores barbaridades cometidas neste país contra a democracia, durante a ditadura militar. É a mesma que se habituou a fazer da manipulação da informação instrumento de poder e de sustentação da classe dominante.
• Porque apoiou a ditadura militar, O GLOBO silenciou sobre os abusos cometidos naquela época. Porque apoiava Fernando Collor, forjou a sua imagem e mentiu para a opinião pública. Porque não apóia o governo do estado, falseia os fatos: superdimensiona notícias negativas, engendra acusações sem provas, acolhe fontes sem legitimidade. Quando julga necessário, mente, como demonstra a sua seção de cartas, na mesma página do editorial, em que o candidato a prefeito de Niterói que tem apoio do governo do estado revela que uma declaração sua contra o PT foi distorcida e publicada como se ele tivesse dirigido à governadora.
• As manipulações grosseiras dos fatos e as sentenças antecipadas à revelia da Justiça também não contribuem para a saúde da democracia que o GLOBO alega defender. O jornal vai além dos limites da lassidão ética quando rasga o seu próprio Manual de Redação para sustentar campanha contra o governo do estado. Elaborado para pautar o comportamento ético de seus repórteres e editores, o manual proíbe acusações sem provas, veta a reprodução de denúncias feitas por adversários interessados, proclama o inalienável direito de defesa dos acusados e estabelece limites que o jornal, a pretexto de contribuir para a democracia decidiu agredir.
• A simples reprodução de três itens do Manual de Redação do GLOBO é a melhor crítica que se pode fazer à atitude do jornal:
"Como não há denúncias gratuitas — e poucas são inocentes — a mais salutar atitude em face do denunciante, para começo de conversa, é a desconfiança, que deve presidir o exame: 1) da credibilidade de quem denuncia; 2) da verossimilhança do que ele conta; 3) das vantagens ou do prazer que lhe dará a publicação das acusações".
"Quase toda denúncia está associada a um interesse ostensivo, ou oculto, de quem denuncia. Mesmo sendo um interesse legítimo, isso é suficiente para pôr a informação sob suspeita e exigir do jornal cuidados na sua divulgação — principalmente porque, como já foi dito, dar o nome de quem acusa não elimina a responsabilidade de quem divulga a acusação."
"Valem em relação às denúncias do jornal a obrigação de respeitar o direito de defesa dos acusados e comprovar a denúncia de todas as formas possíveis. É norma elementar de cautela não divulgar acusação à qual falte comprovação fornecida por pelo menos duas fontes independentes. Investigar é descobrir verdades, o que vai muito além de colecionar queixas e acusações".
• Até quando O GLOBO vai ignorar o seu próprio código de ética?
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO”

Publicado em 23/10/2004
Fls. 5, do Jornal O Globo


Objeto da ação: o Réu RICARDO BRUNO, ex-Secretário de Estado de Comunicação Social do Estado do Rio de Janeiro, agindo com a conivência da então Chefe do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Ré ROSÂNGELA ROSINHA GAROTINHO BARROS ASSED MATHEUS DE OLIVEIRA, determinou a publicação, às custas dos cofres estaduais, de "informe publicitário" desprovido de "caráter educativo, informativo ou de orientação social", com o intuito de atacar a credibilidade de um órgão de imprensa que criticava o uso eleitoral dos programas assistenciais do governo.


Bem, sobre o Globo os leitores deste blog sabem muito bem o que eu penso.

Também hoje, a Procuradoria Regional Eleitoral me envia ofício, informando que pretende instaurar “procedimento preparatório eleitoral” a fim de apurar propaganda eleitoral antecipada, que teria sido feita no meu programa da Rádio Tupi, Fala Garotinho, no dia 2 de maio, alegando que ouvintes teriam pedido a minha volta ao Governo do Estado, e que eu, em algum momento do programa, falei das realizações que fiz como governador.

Gostaria de esclarecer alguns fatos.

1 – Nunca disse que sou candidato a governador ou a cargo algum.

2 – Também não posso impedir que diante da catástrofe dos governos Sérgio Cabral / Pezão, as pessoas espontaneamente, mesmo à revelia da minha vontade, querem que eu me candidate.

3 – A lei eleitoral é clara: “Não constitui propaganda eleitoral antecipada a divulgação de realizações passadas, desde que não haja pedido explícito de voto, inclusive indicando o cargo a que pretende concorrer”.

4 – Ora, comentar num programa que eu fiz o saneamento do Jardim Catarina, em São Gonçalo, ou comentar com ouvinte, que estou triste com o fechamento dos Restaurantes Populares, ou ainda lamentar o abandono das Delegacias Legais, não constitui crime algum, nem há previsão legal para isso.

Entendo o sentimento hoje predominante nas Organizações Globo. Querem justificar a qualquer custo a “cegueira” que tiveram durante o governo Cabral. Não viram a roubalheira de Sérgio Côrtes na Saúde. Não viram as obras superfaturadas do Maracanã, do Metrô, do Arco Rodoviário, do PAC das Favelas. Não viram as viagens constantes do governador a Miami, Nova Iorque, Londres, Paris, e muito menos o vertiginoso enriquecimento da quadrilha que assaltou o Estado.

O Globo e seus aliados de sempre estão preocupados com uma nota oficial que o Governo Rosinha em 2004 e com o apelo de um ouvinte da Rádio Tupi para que eu seja candidato a governador. A situação é tão patética que eu, diante dos fatos, só posso agradecer a audiência dos procuradores do Ministério Público e dos jornalistas da Globo, que se somam aos 287 mil ouvintes por minuto, que o meu programa alcançou no mês abril, segundo a pesquisa divulgada há dois dias pelo IBOPE.

Mas quero tranquilizar ao Globo e seus aliados históricos contra os trabalhadores. Estou cuidando da minha vida profissional, e embora todos os meus direitos políticos estejam preservados e me garantam uma candidatura ao Governo do Estado ou a qualquer cargo, não parei nos últimos meses nem para conversar sobre esse assunto. Portanto, o Globo e seus aliados de sempre deveriam se preocupar com coisas mais importantes, como, por exemplo, descobrir como Adriana Ancelmo, a ex-primeira-dama do Estado, mesmo presa em Bangu e com as contas bloqueadas, conseguiu sacar R$ 1,2 milhão, segundo ela para suas despesas familiares.

Ah, ia me esquecendo. Semana passada, uma missão do MP da França esteve no Rio investigando a compra dos votos para que o Rio de Janeiro sediasse as Olimpíadas. Entre os muitos possíveis envolvidos está a TV Globo. Bem, mais isso os veículos da Globo não vão noticiar.

Comentários

11/05/2017

06:06

Justice - Rio de Janeiro

ESTAMOS COM V.SA., GOVERNADOR GAROTINHO!!! E COM SRA. ROSINHA, NO SENADO!!! TAMBÉM CONTAMOS COM A SUA FORMA PARA MOSTRARMOS, A TODO BRASILEIRO, OS PODRES BASTIDORES E AS TRAMAS PERVERSAS DESSA EMISSORA-'ORGANIZAÇÃO' ASQUEROSA, QUE TANTO MAL FAZ AO BRASIL E SEU POVO!!!

11/05/2017

06:08

DE QUALQUER FORMA, PARABÉNS AOS GAROTINHOS PELO RESULTADO DA PESQUISA - RJ

ENTÃO, GOVERNADOR, O POVO NÃO É BOBO, NÃO É CORRUPTO, ELE APENAS FOI ENGANADO; ALIÁS, NEM SÓ ELE, NÃO É VERDADE? ATÉ EU TERIA IDO NA ONDA NA ÉPOCA, SE TIVESSE VOTADO. VIVENDO E APRENDENDO; NÓS TODOS. NÃO TEM AQUELE VELHO DITADO?, DE QUE DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS? QUEM IRÁ QUERER DISCUTIR COM ELE?... ASSIM TEM QUE SER, ASSIM SERÁ.

11/05/2017

06:36

eduardo marins - duque de caxias

garotinho , eu confio plenamente no senhor, admiro muito a sua coragem, eu até hoje só conheci um politico corajoso além de vc , foi o nosso leonel brizola, graças a Deus temos o senhor por nós porque não vejo outro tão corajoso e combatente quanto o senhor, eu não entendo porque a globo não deixa o senhor e a rosinha seguirem suas vidas politicas,? caramba eles não conseguem tudo? porque a preocupação? confie em Deus meu amigo ele estará contigo siga em frente estarei orando pelo senhor desde sempre um abs e tenha força e fé, tudo isso terá um fim, só uma ultima coisa agora existe a internet

11/05/2017

06:36

Reinaldo - Rio de Janeiro

O pior é quando o político é declaradamente fechado com as Organizações Globo, como foi o Eduardo Paes. Será que o Ministério Público mandou arquivar as denúncias apresentadas pelo vereador Leonel Brizola Neto, mostrando que, em cinco anos, Eduardo Paes deu R$ 112 milhões para a Fundação Roberto Marinho, em contratos sem licitação? http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-11-23/vereador-leva-ao-mp-contratos-sem-licitacao-entre-prefeitura-e-fundacao.html

11/05/2017

06:50

Marlene Pereira Santana - Campos dos Goytacazes

ENQUANTO EXISTIR O GAROTINHO, VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO NENHUM CAMINHA SOZINHO. NÃO TEM BLÁ BLÁ BLÁ NÃO TEM PLIM -PLIM NÃO TEM IBOPE, SEM TI

11/05/2017

07:09

Aunificadora Freitas - Campos dos Goytacazes

Não posso enquanto educadora e cidadã acreditar no que está sendo encaminhado. Infelizmente as Organizações Globo continuam em pleno século XXI mantendo posturas da era ditadura. A Globo tirou e colocou políticos que quis neste país. Massacra com as lideranças populares que governam para todos sem esquecer daqueles que mais precisam do governo ,o povo humilde , que é maioria neste nosso país tão misticigenado e plural, mas tão desigual justamente por ser explorado por aqueles que são gananciosos e elitizados aos extremos. Não posso acreditar que a justiça não contribuirá para por fim nestas injustiças.

11/05/2017

07:37

Marco Antonio do Nascimento Sales - Nova Iguaçu

O saudoso Governador Leonel Brizola tinha razão, a Globo e seus aliados, deveriam ser extirpados da vida pública do brasil!

11/05/2017

07:56

Irene domingos de oliveira - Campos dos Goytacazes RJ

Boa noite meu amigo garotinho, agora eu não aguento tenho que rir muito, até quando essa Globosat vai ficar infernizando a vida dá população do bem, todos o cidadão tem seus direitos de ir é vir, ok é a lei dá amordaça, ninguém pode falar nada não? Que vergonha tenho nojo dá Globosat. é outros emissora de rádio tbm até Record dá nojo a qualquer criatura, é todos nós temos o nosso direito é livre arbítrio! Indignada!

11/05/2017

08:17

Orlando - RJ

Quem está mostrando que faz propaganda eleitoral antecipada é o ex-presidente Lula, do PT, o sujeito na cara de pau não parou de mentir para a população pela grande mídia.

11/05/2017

08:55

Vigilante - Coitados Dos Nossos Estudantes Brasileiros

http://tv.r7.com/record-play/rio-grande-do-sul/balanco-geral-rs/videos/estudantes-sem-passe-livre-na-regiao-metropolitana-11052017

11/05/2017

09:01

ROBERTO - RIO DE JANEIRO

O Ministério Público Estadual não pode usar o" código de ética" da Globo que o usa ao bel prazer para destruir pessoas do bem como Garotinho e Rosinha. Por que a Globo não usou do mesmo expediente para entrar contra Sergio Cabral e Eduardo Paes e essa roubalheira toda na Justiça sabia de tudo mas nã FEZ nada. AS ORGANIZAÇÕES GLOBO NUNCA FEZ NADA PELO POVO E NÃO GOSTA DE PESSOAS COMO GAROTINHO E ROSINHA QUE FAZEM OBRAS PÚBLICAS PELOS OS MAIS POBRES. A Globo não gosta de gente honesta e que ajuda o povo porque atrapalha o seu plano de poder, que é se apropriar de verbas pública. A Globo mete o pau no PT mas tem os mesmos planos de poder igual, se apropriar das verbas públicas com governantes corruptos e pessoas como com igual pensamento de Garotinho e Rosinha isso não bom para Globo. A globo já usou desse expediente contra Carlos Lacerda, no passado , acusou Lacerda no seu jornal de usar dinheiro público da classe média da época, para transportes público escolar para pobre. Por isso a audiência da Globo estar em queda livre,

11/05/2017

09:08

Samuel - São Gonçalo - RJ

Quer ver como vai incomodar também o pessoal da Rede Globo. Anthony Garotinho quando chegar o dia lança seu nome para disputa na eleição para Presidente do Brasil.

11/05/2017

10:17

Gledson Braga - Rio das Ostras

E as novas eleições de Campos que iriam acontecer em Maio/2017? Tem mais notícias? Estamos ansiosos.

12/05/2017

09:18

Adriano - Grajaú

Como a sociedade pode confiar nesse sistema de justiça? Isto é uma vergonha!

12/05/2017

12:42

ANONIMO - XXX

Concordo com o texto acima. Esse fato é de uma coisa tâo absurda que esse jornal (maquiavélico), é igual a maria vai com as outras, quem estiver mandando ela apoia, mas se cair ela detona, nós precisamos nos livrar desse mal, que só faz novelas contra a família brasileira, e shows como o BBB (que é um prostibulo na TV aberta), e outros programas ruims como amor e sexo (um absurdo) é tão ruim que dá nojo. Apoia passeatas LGBT, carnaval (que na minha opinião deveria acabar), só traz prejuízo e maldição para o pais, são distribuídas camisinhas com o dinheiro do povo para sexo. Essa emissora não tem credibilidade nenhuma, comprou uma TV em São Paulo com uma procuração FALSA, e enganou e roubou a muita gente. Isso se chama perseguição politica das mais sórdidas e inescrupulosas, e o pior a justiça eleitoral apoia essa gentalha e vai na onda.. Bem o Brasil já está uma esculhambação mesmo, então estamos estregues as baratas. E Rui Barbosa tinha mais do que razão em chamar os honestos a terem vergonha de serem honestos. Esse país não tem jeito mesmo quem está certo está errado e quem está errado é que está certo

12/05/2017

08:35

Não esquecendo que o excelente da Rede Record é competente e corajoso - por alertar sobre entrada de drogas e armas pesadasp/Baía de Guanabara

http://www.uai.com.br/app/noticia/mexerico/2017/05/12/noticias-mexerico,206460/marcelo-rezende-sai-do-hospital-e-revela-doenca-em-reportagem.shtml

12/05/2017

09:05

Francisco Alex - Itaguai-Rio de Janeiro

Parabéns Garotinho, vamos mudar em 2018 esse quadro horrível do Rio de Janeiro que P.M.D.B, criou para o funcionalismo publico.

13/05/2017

09:31

Arlene - Anthony Garotinho além de ser um ótimo político mostrou que é corajoso

https://www.youtube.com/watch?v=RjbD_zIQLUQ

14/05/2017

08:13

Seu Eleitor - rio de Janeiro

Bom dia Governador, penso que sua candidatura à governador do estado, seria(será) muito boa e positiva. Quanto à cegueira da globo, podemos afirmar que ela foi CONIVENTE com todos esses bandidos que saquearam os cofres públicos!!

14/05/2017

08:20

Seu Eleitor - rio de Janeiro

O exemplo à seguir, seria o da REVOLUÇÃO FRANCESA!!!