Reprodução da Veja online
Reprodução da Veja online


Por conta do desencanto com a política, influenciado pelo impeachment de Dilma e, principalmente, pela Lava Jato a eleição deste ano teve recorde de abstenções, votos nulos e brancos em todo o país. Mas no Rio de Janeiro o índice do chamado "não voto" foi ainda maior. No 2º turno a média nacional de abstenções ficou em 21,55%. Na cidade do Rio de Janeiro foi de 26,85%. Houve mais abstenções do que votos em Freixo. Mais de dois milhões de eleitores cariocas não votaram em nenhum dos dois candidatos. Isso é mais um efeito nefasto da gangue do PMDB-RJ que transformou a política carioca e fluminense num balcão de negócios. É triste, mas é a realidade, cada vez mais pessoas acham que eleição não vai mudar nada.

Comentários

31/10/2016

05:24

Magen David - Rio

Eu comentei a respeito várias vezes aqui no blog. E digo mais: VAI PIORAR! O povo está tomando gôsto pela coisa.Descobriu que pode se manifestar de forma democrática e com potencial destruidor contra a desmoralizada classe política! Até o Ministro Gilmar Mendes está tendo o mesmo vislumbre. Mostrou muita preocupação, o gajo. Só não vê quem não quer. 2018 promete!

31/10/2016

06:59

Paulo cesar - Campo Grande,rj

A eleição vai mudar sim,o que está acontecendo é que ,com raríiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiissimas exceções o Povo não acredita mais nos políticos que estão aí. Tem que haver uma renovação praticamente total.Saem praticamente todos que estão aí é entra uma nova geração que tenha mais vergonha na cara. Acorda Brasil !!!

01/11/2016

07:59

anonima - DUQUE DE CAXIAS

Acho que votar, deveria deixar de ser obrigação num país que se diz democrático e obriga os eleitores a votar.

01/11/2016

12:49

Sandro - Humaitá

Eu já não suporto mais nem de ouvir o barulho que faz essas urnas eletrônicas.

01/11/2016

02:28

Maria Aparecida - RS

Quando vai acabar o voto obrigatório no Brasil ?

01/11/2016

04:04

jose barbosa - rio de janeiro

Já passou da hora de acabar com a obrigatoriedade do voto. Só existe isso em países atrasados. Nenhuma grande democracia obriga o cidadão a votar. Os partidos têm medo de tornar o voto facultativo e do vexame em relação ao comparecimento às urnas. É mais cômodo do que se organizarem e lançarem candidatos que atendam aos anseios do eleitorado.