Reprodução da Veja online
Reprodução da Veja online


É natural que o governo esteja comemorando as decisões tomadas hoje pelo Supremo Tribunal Federal, assim como é esperada a chiadeira da oposição e de Eduardo Cunha. Estamos num momento de passionalidade na política, é natural que muitas pessoas analisem os fatos pela ótica que mais lhes convém, de acordo com as convicções pró e contra impeachment. Mas é preciso ter imparcialidade e discernimento. O Supremo agiu como se espera, com isenção, prudência, colocando ordem jurídica no impeachment. Com isso volta tudo à estaca zero. A jogada de Cunha para eleger a comissão especial por voto secreto, com chapa avulsa, contrariando o Regimento Interno, tudo decidido monocraticamente.

Com essa decisão terá que haver votação aberta para a escolha dos integrantes da comissão especial. É bom lembrar que terça-feira é o último dia de trabalho antes do recesso. Vai ser difícil instalar a comissão, deverá ficar para fevereiro.

Comentários

17/12/2015

09:27

alfredo - barra do furado

acho que ja e hora que os deputados e senadores comencen a trabalhar para o Brasil e nao estar pensando so em golpe , os politicos tamben e os que querem ganar as proximas comenzar a trabalhar tamben . O povo ja esta cansado de tanta mentira o unico que queren e que o poco conquistado seja mantido. Chega de golpe branco como en Paraguay , Argentina e Venezuela , a midia esta .fazendo ate a cabeza dos politicos e estan todos com medo.

17/12/2015

09:53

TOTALITARISMO - RJ

Que ninguém se engane, em regime totalitário as coisas andam desse jeito, não quero desanimar ninguém, mas ESTÁ TUDO DOMINADO, somos enganados todos os dias, não sei se ainda existe Forças Armadas para nos livrar de tudo isso. Creiam, o PT faz o diabo para não sair mais do poder, ele tem a máquina e o TSE em suas mãos, fora as forças ocultas que agem sorrateiramente por debaixo dos panos de forma covarde, a enganar o povo ingênuo e indefeso que como ovelhas segue sem dizer palavras para o matadouro. Esta história se arrasta desde décadas atrás, foi momentaneamente freada pelo regime militar que se sucumbiu diante de tanta promessa de democracia que nunca chegou, exceto para o Staff do Politburo brasileiro que usa como quer os recursos dos impostos que a duras penas o povo paga e não vê retorno nem nas mais elementares necessidades do ser humano como saúde, educação e segurança publica. Onde estão os patriotas?

17/12/2015

10:12

jose barbosa - rio de janeiro

A oposição vai colecionando derrotas por seguir uma trilha errada. Ora, não vou nem discutir os outros itens que são um pouco mais complicados. Mas vamos e venhamos: é algo ilógico que o Senado não possa barrar um processo com o qual a maioria dos seus membros não venha a concordar. É até uma questão de economia processual. O Supremo decidiu corretamente e com isenção de ânimos.

17/12/2015

10:15

Dias - porciúncula

Decepcionado em ver o Programa do PR na TV, Fiquei na dúvida se era do PR mesmo ou do PT, Você e o Magno Malta merece coisa melhor, Fazer o quê não é? Não é por força nem violência. Seus 14 milhões de votos em eleições passadas tem que valer alguma coisa, não acha?

17/12/2015

10:21

JOGO COMBINADO? FACHIN FEZ VOTO PRA PLATÉIA,.. - RJ

JOGO COMBINADO? FACHIN FEZ VOTO PRA PLATÉIA, ENQUANTO BARROSO IA PARA SALVAÇÃO DE DILMA Postura de Fachin na sessão entrega: ao concordar várias vezes com Barroso e não defender o próprio voto, deixa claro que apenas jogou pra limpar a própria barra. http://www.sulconnection.com.br/noticias/2292/jogo-combinado-fachin-fez-voto-pra-platia-enquanto-barroso-ia-para-salvao-de-dilma

17/12/2015

10:45

Poucas Trancas - RJ

....Não existe mais Constituição... os brasileiros só se darão conta disto, quando nossa situação se igualar a situação que a Venezuela vive hoje

18/12/2015

07:20

ALGUMA COISA ESTÁ ERRADA - RJ

O eleitor escolhe um governo----------- O governo não corresponde --------- O eleitor arrependido quer demitir o governo --------- O governo que é pago pelo eleitor escolhe os Ministros do Supremo, que também são pagos com o dinheiro do povo, que impede que o povo (que é o patrão) demita o governo que não deu certo. TEM GENTE QUE ACHA QUE ISSO ESTÁ CERTO.

18/12/2015

07:28

Dias - Porciúncula

Qual outro motivo, que não o financeiro, pode levar pessoas inteligentes a apoiar governos corruptos? Com a palavra os psiquiatras.

18/12/2015

07:38

Dias - Porciúncula

Se a Lava Jato não fizer proezas Renan vai "lavar a égua".

18/12/2015

09:23

angelica - Rio de Janeiro

A CONSTITUIÇÃO DIZ : O SENADOR JULGARA RASGARAM A CONSTITUIÇÃO AGORA SIM FOI UM SUPER GOLPE MAS A CRISE SE AGRAVARA E SE DEUS QUISER O POVO VAI TIRA-LA DE LA

18/12/2015

10:38

João - MG

Ficou claro que STF se encontra aparelhado pro- Dilma, quando eu vi o relator que é um dos ministros mais novos na Corte que foi colocado lá pela Dilma,votar em favor da comissão da Câmara, deu para perceber que eles só queriam forjar uma ilusão de justiça aos brasileiros, até o ministro Toffoli, votou de acordo com o relator, mas é justamente os Ministros mais criticados na mídia que tentaram enganar o povo; na minha opinião, o único ministro do supremo que votou sem nenhuma pressão interna ou externa foi o Ministro Celso de Melo que estava no momento da votação visivelmente nervoso, inclusive, assim que votou o qual pediu licença e saiu da Suprema Corte dizendo, secamente, que iria viajar. Por isso, quero alertar ao STF "Conseguiu enganar parte da nação, mas, não toda a nação brasileira".

18/12/2015

11:27

Carlos Peçanha - Rio de Janeiro

Garotinho, entendo o seu texto extremamente prudente e de bom senso, mas como cada um tem uma opinião, a minha é que o STF deliberou equivocadamente e ilogicamente, ficou um samba do crioulo doido, aliás, como o Brasil se tornou. Ao decidir pelo voto aberto, interferiu nos ritos internos do Congresso, onde não deveria meter a colher, as votações importantes são obrigatoriamente por voto aberto, mas para escolher chapas não existe a menor necessidade. Ao votar pela chapa única, ficou a dúvida, e se a tal chapa única não tiver votos? Deveria, é óbvio ululante, haver mais de uma chapa, para poder haver liberdade de escolha, com apenas uma fica um coisa esquisita. A aberração maior é o Senado poder arquivar, ora, se a Câmara decidiu abrir processo com 2/3 de seus elementos, como um punhado de senadores pode decidir outra coisa? A constituição é clara (raramente o é, mas neste caso foi) diz que abrindo o processo na Câmara cabe ao Senado julgar, então no julgamente ele pode decidir pela absolvição, mas barrar a abertura do processo no início, é uma aberração, só vista no Brasil. Tudo errado!

18/12/2015

11:38

João - MG

Correção ao comentário das 10:38:35 de hoje: O Ministro que saiu do STF após seu voto, dizendo que iria viajar foi o Gilmar Mendes.

18/12/2015

11:46

SERGIO - RJ

TÁ TUDO DOMINADO PELA CORJA PETISTA.ACABOU.RASGARAM A CF,ABSURDO.REALMENTE ESSA SENHORA,FEZ, E FARA, O DIABO PARA SE MANTER NO PODER.SÓ DEUS NA CAUSA.

18/12/2015

12:12

vigilante - rj

Assistimos a uma peça de teatro, o roteiro foi perfeito, dois petistas votam contra os interesses do pt, um vota de acordo com o que vota sempre, contra o pt,ficando tudo pronto para que os votos absurdos que não têm respaldo na constituição, parecessem legítimos e fruto do convencimento pessoal de cada ministro. Brasileiros se querem esse governo fora, tomem as ruas.

18/12/2015

12:37

DEIXE DE SER INOCENTE OU SE FAZER DE. "DILMA AGRADECE RENAN POR DESAFI - AR RENAN". O STF SOMOU FORÇA$ COM O PT. EXEMPLO? - RJ

O PRÓPRIO TOFFOLI QUE FEZ MÉDIA, E FOI CONTRA O GOVERNO, CONTRA O PT. E LOGO ELE!?... TANTO É QUE OS ARGUMENTOS DO GILMAR MENDES FORAM MAIS CONSISTENTES QUE DE TODOS OS OUTROS... NÃO É PORQUE O CUNHA ROUBOU, E É SEU INIMIGO DESDE LONGA DATA, GAROTINHO, QUE SE PODE IR CONTRA ELE EM TODAS AS HORAS. TEM QUE SE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO O TEOR OU AS QUALIDADES DAS AÇÕES DE CADA UM INDEPENDENTE DA PESSOA TER COMETIDO CRIMES OU NÃO. SE O CUNHA TOMA UMA ATITUDE QUE IRÁ SER BOM PARA O POVO E RUIM PARA O PT, ELA NÃO SERIA A CERTA? AH, MAS É CONTRA A LEI!, DIRIAM, ALGUNS, OU VÁRIOS PETRALHAS, E TALVEZ ATÉ QUEM DIRIA O GAROTINHO.,.. ORA, VC TEM QUE SABER QUE ESSAS LEIS QUE ESTÃO AÍ SÃO AGRADAR A UMA MINORIA, OU MAIORIA..., QUE NA VERDADE, SÃO DE BANDIDOS. DEPOIS DE MAIS DE 13 ANOS DE PT, DE SERMOS GOVERNADOS POR BANDIDOS DA PIOR ESPÉCIE, QUE NUNCA TINHA SIDO VISTA EM NENHUMA OUTRA PARTE DO MUNDO, ESSAS "NOSSAS" LEIS SERIAM PARA QUÊ? PARA FAZER JUSTIÇA AO POVO, OU EXATAMENTE O CONTRÁRIO? PORTANTO, ESSAS LEIS QUE ESTÃO AÍ, TECIDAS POR GENTE DO PT, VEREADORES, DEPUTADOS E SENADORES, E USADAS POR ESSES MINISTROS QUE ESTÃO A DEVER SEMPRE FAVORES AO DIABO, DIGO, AO PT..., SÃO SÓ PARA ENGANAR OS MAIS POBRES, OS MENOS AFORTUNADOS, OS MAIS HONESTOS QUE NÃO GANHAM SEU SUSTENTO DE FORMA CRIMINOSA... QUANTO AO VOTO ABERTO, TODOS SABEM QUE FACILITA O SUBORNO, POIS QUEM RECEBE PARA VOTAR A FAVOR DO PT NÃO TERÁ COMO NÃO CUMPRIR O ACORDO. POR ISSO QUE O CORRUPTOR , O PT, ESTÁ DEFENDENDO O VOTO ABERTO DESTA VEZ. ELE APOSTA NELE PARA QUE SEUS SUBORNADOS POSSAM TRAIR O POVO DESCARADAMENTE. ALIÁS, DESCARAMENTO É O QUE NUNCA FALTOU AO PT... É BOM SABER QUE O FOI FEITO PELA OPOSIÇÃO NESSE PROCESSO, COM A AJUDA DO CUNHA, É INEGÁVEL - MAS ISSO É SECUNDÁRIO, PORQUE, QUE MAL ELE FAZ EM AGIR EM BENEFÍCIO DO POVO - JUSTAMENTE PARA CORRIGIR COISAS QUE IRIAM ACABAR FAVORECENDO O PT, JUNTO COM AS SUAS MARACUTAIAS.

18/12/2015

01:02

DEIXE DE SER INOCENTE OU SE FAZER DE. "DILMA AGRADECE RENAN POR DESAFI - AR RENAN". O STF SOMOU FORÇA$ COM O PT. EXEMPLO? - RJ

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/12/17/dilma-agradece-renan-por-desafiar-temer.htm

18/12/2015

01:04

DEIXE DE SER INOCENTE OU SE FAZER DE. "DILMA AGRADECE RENAN POR DESAFI - AR TEMER". O STF SOMOU FORÇA$ COM O PT. EXEMPLO? - RJ

CORREÇÃO! SAIU O SEGUNDO RENAN E ENTROU O TEMER...

18/12/2015

01:26

Josi - Santos

Tá parecendo a justiça bolivariana da Venezuela,tudo dominado; Já diziA Joaquim Barbosa,ali tem uma maioria circunstancial que so emitiria votos políticos , não técnicos .