Reprodução do Diário do Poder
Reprodução do Diário do Poder


A Operação Lava Jato teve dois diferenciais que vão mudar para sempre os esquemas de corrupção envolvendo políticos. O primeiro foi a delação premiada, que ao contrário do Mensalão, está sendo decisiva no Petrolão. Quantos casos de corrupção já acompanhamos em que alguém assumia a culpa e o verdadeiro beneficiário ficava impune, afinal não era ele que apanhava diretamente o dinheiro, era um motorista ou um assessor. Daqui para a frente um político que usar esses expedientes vai ter na cabeça que se o motorista ou o assessor for preso ele também pode acabar atrás das grades se eles entrarem na delação premiada.

O segundo diferencial é esse citado pelo Procurador Geral de Justiça. A partir de agora os corruptos sabem que não basta esconder o dinheiro no exterior, usar empresas offshore, laranjas e outros expedientes. O intercâmbio entre autoridades de países diferentes chegou à era da globalização. Ninguém que roubou e escondeu dinheiro lá fora pode ficar seguro de que nunca será pego. Basta que uma delação premiada mostre "o caminho das pedras", que o resto o MPF e a PF, pedindo ajuda a autoridades estrangeiras, vão se encarregar de seguir e achar o caminho do dinheiro.

Podem apostar que depois da Lava Jato muitos envolvidos em outros esquemas de corrupção estão mudando o sistema operacional para esconder o dinheiro, sempre com medo de um dia acordarem com a Polícia Federal na sua porta.

Comentários

24/10/2015

08:13

pau que da em Xico, dá em Francisco também! - bh

Quero ver ele prender o Aécio, o Serra, investigar os tucanos também! O FHC já admitiu que nada fez para estancar a roubalheira na Petrobrás. Ta chegando perto do que chamou os aposentados de vagaba

24/10/2015

09:36

jose medina - d de caxias

A sabedoria e a coragem que Deus deu, o Juiz Sérgio Moro, de usar os delatores como fonte de informações, que pode derrotar essa grande Organização Terrorista, que destrói todo o Brasil. ( Os deputados marginais ainda são contra )

24/10/2015

11:50

Francisco - Niterói

O Cabral tem dezenas de contas no exterior em nome de laranjas. O dia dele ainda vai chegar!

25/10/2015

07:56

JDias - Porciúncula

Será por isso que foi pego um caminhão transportando um milhão e meio de reais em fundo falso, rumo ao Norte do País?. Para o teleton acho que não era.

25/10/2015

08:07

jose medina - d de caxias

Esses terroristas da Nação, deveriam ter prisão perpetua: Porque deixaram o País, sem saúde,educação, segurança, os trabalhadores desempregados, o País todo falido, assaltaram os bancos públicos, conseguiram assaltar até as merendas das criancinhas: É um crime hediondo, contra a segurança Nacional.

25/10/2015

09:55

marco bittencourt - bsb

Encontrei esse post em meu facebook - na minha rede. Fiquei perplexo com a situação do RJ. http://www.ilegalidadesnotjrj.blogspot.com.br A MAIS PODEROSA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA EM ATIVIDADE NO BRASIL - CONTRA ELA NÃO HÁ A QUEM RECORRER. Código de Ética da Magistratura: Ao magistrado impõe-se primar pelo respeito à Constituição da República e às leis do País, buscando o fortalecimento das instituições e a plena realização dos valores democráticos Outorga real do Magistrado: O Magistrado pode fraudar, vender sentenças, receber subornos ou praticar qualquer outro delito que nada lhe será atribuído, contará com a conivência “corporativista” de seus pares e com impunidade garantida na Lei Orgânica da Magistratura. Então não é mero corporativismo! A GARANTIA DE IMPUNIDADE resultou em abrigar no Judiciário uma poderosa irmandade mafiosa (paga com dinheiro público) sepultando a nobre Ética da Magistratura, substituída por conchavos promíscuos e associações criminosas. Essa máfia de toga atua em grandes negociatas, esquemas políticos a nível nacional, mas também pode se voltar contra o cidadão comum desafeto de membro da irmandade, como bem demonstram meus processos. TODOS foram fraudados ou corrompidos sob o comando do Desembargador Criminoso LUIZ ZVEITER, coordenando tramas criminosas em cartórios e juizados de todas as instâncias do Poder Judiciário, contando com a participação ativa da Defensoria Pública e omissão cúmplice do Ministério Público. Vida destruída por motivo torpe, de forma cruel, sem chance de defesa. Veja no blog www.ilegalidadesnotjrj.blogspot.com

25/10/2015

02:35

DURVAL - SÃO PAULO

Que o deputado Eduardo Cunha tem culpa em toda essa historia pelo menos pra mim não resta duvida, como também não tenho duvidas que esse senhor Janot com o ministério publico federal, resolveu pegar o cunha como boi de piranha, veja que as maracutaias de cunha todo dia tem vazamentos na imprensa, mas dos aliados do governo não, note que na grande mídia neguem fala mais das pedaladas do governo, das propinas das empreiteiras, pro PT reeleger dona Dilma , neguem fala do Edinho Silva, Renan Calheiros, o Lulinha etc, como essas pessoas são ligadas ao governo seu Janot, com o MPF, não ver pressa em investiga-lo, e mais tudo é bem guardado sem vazamentos, esse pais está um verdadeiro Lixão , vejo que talvez uma intervenção militar poderia ser uma solução.

26/10/2015

09:02

Sheila - Porto Alegre

Governador: Será que o janot(sic), não vai investigar também, $$$$$ A GANGUE DO PANAMÁ $$$$$?