Oficiais de Justiça estão neste momento (20h) na sede do PR, no Centro do Rio apreendendo de forma ilegal e arbitrária o jornal “A República – 22”, órgão oficial do Partido da República. Nesta edição de maio, o jornal está divulgando as imagens das farras de Cabral na Europa em companhia dos seus secretários.

A decisão é da juíza Ana Paula Pontes Cardoso, titular da 192ª Zona Eleitoral e atende a um pedido do PMDB. Na sua fundamentação a juíza afirma que “as imagens podem configurar propaganda eleitoral antecipada”. Isso é um absurdo. Não há propaganda alguma como podem ver acima. Essas mesmas imagens foram divulgadas em todas as emissoras do país, por revistas de circulação nacional (Veja, Época, Isto É, Carta Capital), e pelos principais jornais do país.

Isto tem outro nome. Não é propaganda eleitoral antecipada. É censura a pedido do PMDB. Mais grave é o que os advogados me informaram pelo telefone já que me encontro na Região dos Lagos em reunião partidária. Na ânsia de atender o partido do governador e do prefeito, a juíza transformou sua decisão num mandado de busca de apreensão. Ora, qualquer advogado sabe que ela tinha que instruir o mandado de busca e apreensão, o que não fez, mas como não tinha tempo, usou a própria decisão para fazê-lo. É uma ilegalidade flagrante.

A decisão é provisória, em caráter liminar, mas é tão absurda que amanhã os advogados do partido ingressarão na Justiça para revertê-la. O desespero de Sérgio Cabral, Eduardo Paes e da Gangue dos Guardanapos é que os primeiros exemplares distribuídos hoje à tarde antes da decisão na Central do Brasil e na Praça XV causaram uma verdadeira revolta na população. O que Cabral e sua turma temem é que as imagens ridículas que protagonizaram cheguem ao conhecimento do povão e produzam um desgaste ainda maior à sua imagem já debilitada e ao PMDB.

A decisão da juíza da 192ª Zona Eleitoral é inconcebível num regime democrático. Não há pedido de voto, não há propaganda política nem eleitoral antecipada. O jornal está reproduzido na íntegra no alto, basta clicarem e conferirem. Há apenas as reproduções de imagens que circularam em todo o Brasil. Isso é censurar o debate político, é interferir na disputa eleitoral para tentar esconder do povo práticas nada republicanas de seus administradores. Em suma, é mais uma vergonha.

O secretário-geral do PR, Fernando Peregrino vai registrar queixa na delegacia contra essa arbitrariedade digna da piores ditaduras. Daqui a pouco daremos mais informações.

Quem quiser baixar o jornal é só fazer o download usando o link abaixo.

Para baixar o Jornal da República, clique aqui


Comentários