Aproveitando o escândalo dos brasileiros com offshores no Panamá, que veio à tona com a divulgação do escândalo chamado de "Panamá Pappers", o MPF deverá investigar a fundo o esquema da "lavanderia" Mossack e Fonseca, que já é investigada pela Lava Jato. Mas deve aproveitar para investigar também as offshores da família de Eduardo Paes naquele paraíso fiscal, que o nosso blog divulgou em dezembro de 2013, inclusive com os registros de duas empresas abertas no Panamá pelos pais e pela irmã do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. O esquema que a família de Paes usou para abrir as offshores foi o mesmo de José Dirceu. Abaixo relembrem o caso dos R$ 32 milhões da família de Paes no Panamá (valor da época).

As empresas Conval Corporation e Vittenau Corporation foram criadas em 12 de junho e 19 de junho de 2008, mesmo ano em que Paes se elegeu prefeito do Rio.

Elas pertencem a Valmar Souza Paes, Consuelo da Costa Paes e Letícia da Costa Paes, pai, mãe e irmã de Eduardo Paes, e cada uma possui capital social de U$ 4 milhões, ou seja, U$ 8 milhões que equivaleriam a cerca de R$ 32 milhões no câmbio atual.

Para piorar, os contratos foram elaborados pelo escritório Morgan y Morgan, do Panamá, e as empresas pertenceram ao contínuo Jose Eugenio Silva Ritter, apontado em reportagem da Rede Globo em dezembro de 2013 como dono (laranja) do Hotel St. Peter, que ofereceu emprego a José Dirceu.


Jose Eugenio Silva Ritter, laranja de José Dirceu e da família de Eduardo Paes
Jose Eugenio Silva Ritter, laranja de José Dirceu e da família de Eduardo Paes


Jose Eugenio Silva Ritter também atuou em outras transações importantes no Brasil. Uma delas, a compra de três operações da TVA vendidas pelo grupo Abril, que edita a revista Veja.

Na época o Prefeito afirmou que as empresas faziam parte das declarações de renda de seus familiares, mas nunca presentou qualquer prova de que isso fosse verdade.

Agora, depois de descobertas tantas operações com empresas off shore de Eduardo Cunha e Cia., seria a hora de cobrar do prefeito Eduardo Paes as provas sobre a lisura na constituição dessas empresas por seus familiares.


Contrato de constituição da Conval, em cartório do Panamá




Contrato de constituição da Vittenau, também do Panamá



Comentários