Tive uma mini-série censurada no FACEBOOK sob a alegação de campanha eleitoral apenas porque, numas fotos, aparecia EDUARDO PAES sentado na mesma mesa do Rei Artur e outros integrantes da farra dos guardanapos.

Todo mundo sabe que tanto as fotos como os vídeos daquela farra em Paris e na sequência em Mônaco foram divulgados para o Brasil por mim.

Agora vejo que preparam o lançamento de um livro com o mesmo nome da mini-série e as fotos cujos originais foram obtivos por mim.

Nada contra, apenas não entendo como uma reportagem jornalística pode ser censurada sob pretexto de campanha eleitoral antecipada se os fatos narrados são todos reais e os personagens também.

Não conheço o conteúdo do livro mas espero que mostre também o lado mais perverso da farra dos guardanapos: A CORRUPÇÃO QUE ENGOLIU O DINHEIRO PÚBLICO E COLOCOU O ESTADO NUMA CRISE SEM PRECEDENTES.

Leia abaixo artigo do colunista Ascânio Seleme, publicado hoje no Globo:

"A farra dos guardanapos vista por dentro

Bastidores da noite em que a ruína de Sérgio Cabral começou são contados em livro
Livro revela bastidores da farra dos guardanapos. Estão enganados os que acham que já viram tudo no ataque praticado pelo ex-governador Sérgio Cabral e sua turma aos cofres públicos e às boas práticas políticas e comportamentais. Vem aí um livro que conta com uma riqueza impressionante de detalhes o primeiro e decisivo capítulo da destruição de Cabral, a festa parisiense conhecida como a farra dos guardanapos. Todos os bastidores da esbórnia de Cabral, seus secretários, amigos empresários e suas mulheres estão ali relatados.

Há inúmeras passagens exóticas que nunca foram contadas. O livro escrito pelo jornalista Sílvio Barsetti passa por tudo, conta desde o volume etílico consumido na bagunça até uma cena de ciúmes de Adriana Ancelmo, mulher de Cabral, que quase estraga a festa. O autor entrevistou dezenas dos convidados para reproduzir o capítulo mais constrangedor da trajetória do governador que agora cumpre mais de cem anos de cadeia por desvios financeiros e éticos durante seu mandato.

Patrocinada pela Peugeot, a festa ocorreu no Hotel La Paiva, um palácio destinado a recepções de luxo na Avenida ChampsÉlysées e que pertencera à marquesa Theresa Lachmann, uma conhecida cortesã parisiense do século 19. O banquete foi servido por maîtres e 25 garçons, um para cada cinco convidados. Ao final, 300 garrafas da champagne Dom Pérignon e do vinho português Barca Velha teriam sido consumidas. Além de uísques e cognacs.

Cabral e Adriana chegaram a Paris dois dias antes e se hospedaram no Hotel Le Bristol. O luxo do hotel impressionou os pais de Cabral, também presentes. Sérgio Cabral pai disse à mulher Magaly: “Essa realidade não nos pertence. Daqui a pouco vão pegar a gente no colo”. Não tinha visto nada ainda. Luxo mesmo ele conheceria na noite da festa. Mas, além do luxo, os modos da turma é que deixariam estarrecidos até mesmos os serviçais do Palácio.

Além dos guardanapos nas cabeças de um quinteto para lá de embriagado, houve momentos de descontração de tal ordem que um dos convidados passou parte da festa com dois copos nas mãos, um de vinho e outro de champagne. Em outro, dois deles subiram em uma mesa para dançar. Foram convidados a descer por um maître. Ao ver a cena, o patrocinador Thierry Peugeot disse que a cortesã dona da casa “marquesa Lachmann estaria radiante aqui”.

A cena de ciúmes se deu quando uma sensual cantora francesa contratada para animar os convivas se insinuou a Sérgio Cabral. Adriana afastou a moça dizendo com fúria e em bom e sólido português: “Aqui não, pode sair de perto”.

Outro barraco foi de Cabral, que brigou com sua assessoria que pediu para uma convidada parar de fotografar a festa. Ela se queixou, e o governador deu uma bronca num assessor. “Que merda é essa? Você está maluco? Ela é minha convidada e pode fotografar, sim”. Cabral descobriu mais tarde que foi esta mulher, cujo nome o livro não revela, quem passou para Anthony Garotinho as fotos da noitada.

O livro “A farra dos guardanapos — O último baile da Era Cabral — A história que nunca foi contada” é o primeiro fruto da parceria dos jornalistas Bruno Thys e Luiz André Alzer, idealizadores e fundadores da editora Máquina de Livros. A editora já tem outros três projetos em andamento. Todas as suas obras serão de não ficção. “A farra dos guardanapos” tem 176 páginas, vai custar R$ 39,90 e estará disponível nas livrarias a partir de agosto."

Comentários

22/07/2018

06:42

Eleitor - RJ

Ex-governador Anthony Garotinho, se eu fosse político e se tivesse no seu lugar carregaria para o dia do debate nas TVs Abertas, todos os documentos e vídeos das denúncias provando A FARRA E A CORRUPÇÃO DA GANGUE DOS GUARDANAPOS e eu queria ver se alguém do TRE-RJ iria me impedir de fazer isso, ou seja, de mostrar ao vivo os eleitores fluminenses pela Record TV, TV Globo, Band...

22/07/2018

07:10

Adriano - Grajaú

Qual é o nome do juiz travestido de censor? Ou isto também está censurado?! Lembrem-se que um outro juiz generoso também censurou, por meses a fio, este Blog em relação ao Dep. Paulo Melo, que agora está preso!

22/07/2018

07:31

Carlos Alberto - RJ

Todo mundo já sabe que o ex-prefeito Eduardo Paes é um corrupto, agora os aliados do ex-peemedebista estão querendo esconder isso em ano de eleição. Os eleitores não são burros.

22/07/2018

07:57

Odair - Rio de Janeiro

Tomara que lança documentário para televisão para chegar também nos canais da França.

23/07/2018

08:43

Paulo Cesar - RIO DE JANEIRO

Bom dia, Garotinho! Meu caro candidato, assim como, da minha família. Garotinho esse final de semana em Padre Miguel, bairro onde fui criado. Algo despertou em mim através dos comentários de adolescentes, filhos e netos de alguns amigos, para solicitar a você, caso seja eleito, um estudo da criação de um Colégio Militar no CBMERJ, pelo qual seria administrado por um Oficial da própria corporação, instrutores e professores. O comentário surgiu pelo fato de existir no Exército Brasileiro e na Polícia Militar em Niterói. Peço que estude o pedido com carinho, na minha opinião, seria um grande paço para o futuro dos dependentes de Bombeiros Militares e outros da sociedade, através de provas escritas como no Colégio Miliar do Exército Brasileiro. Atenciosamente, Paulo Cesar

23/07/2018

01:46

Vamos de Garotinho - Rio de Janeiro

Prezado Garotinho, se o senhor não puder apresentar a mini série pelo facebook, faça-o por aqui mesmo. É importante que o senhor não se cale . O senhor tem muito material e provas da participação desse bandido do Eduardo paes nos esquemas de corrupção de Cabral em Paris e na administração. O senhor tem que continuar denunciando

23/07/2018

04:33

Roberto - Rio de Janeiro

A Gang dos Guardamapos - Baseado em Histeria Real , tem de virar. E da Net fliz e esse pudesse pelo diretor que fez tropa de elite. É tragico mas é verdeira , eu so não entendo a blindagem do MTF A EDUARDO PAES.

23/07/2018

06:29

Cícero - Rio de Janeiro

Saindo um documentário para televisão vai mostrar o competente denunciante Anthony Garotinho, desde o início falando sobre todos envolvidos neste escândalo de corrupção.

23/07/2018

11:28

Amarildo - RJ

Na Netflix tem os melhores documentários e caberia bem entrar um novo documentário levando o nome de "A Gangue dos Guardanapos e a Farra de Sérgio Cabral", sem dúvida vai fazer um grande sucesso.

24/07/2018

10:03

Reinaldo - Rio de Janeiro

Parece que o livro fala do Eduardo Paes também, eu queria saber se existe censura para quem noticiou o fato com exclusividade.

25/07/2018

11:31

anonima - duque de caxias rj

Eu quero um exemplar desse livro

25/07/2018

01:44

Milton - RJ

Óbvio que enquanto estiver no poder o desgovernador Fernando Pezão (MDB) grande aliado e vice no governo de Sérgio Cabral, nós vamos ver poucos apresentadores nas mídias faladas chamando Cabral de ladrão ou corrupto, mas mesmo com o aliado de Cabral no poder, graças a Deus nós estamos vendo uns apresentadores com muita coragem chamando Cabral de ladrão, bandido ou corrupto, só que pode observar que um ou três dias depois sai em algum jornal manchete contra o ex-governador Anthony Garotinho, o competente e corajoso denunciante da "Gangue dos Guardanapos e a Farra de Cabral". Por que o ex-prefeito Eduardo Paes não aparece na grande mídia nem para comentar sobre a Farra de Sérgio Cabral, em Paris?

28/07/2018

01:09

Reinaldo - RJ

A democracia brasileira não pode instituir uma aberração que seria essa jurisprudência, onde um candidato é julgado sem intimação para a defesa, algo que representa nulidade. https://stj.jusbrasil.com.br/noticias/886820/julgamento-e-anulado-por-falta-de-intimacao-previa-do-advogado