Diário do Poder
Diário do Poder
Não há a menor chance de prosperar a ideia defendida por Michel Temer e alguns tucanos de se implantar um modelo parlamentarista em 2018. Uma emenda constitucional nesse sentido não passa de jeito nenhum no Congresso. Além disso a proposta não conta com apoio popular, aliás, a maioria dos brasileiros nem sabe do que se trata. Pesquisa divulgada no final de semana mostra que 60% dos eleitores não sabem o que é parlamentarismo. Dos que sabem (40%) somente 39% aprovam, ou seja, resumindo são menos de 16% os brasileiros que defendem o parlamentarismo.

Falando francamente não acredito que Temer queira o parlamentarismo, a ideia não passou de balão de ensaio para sentir a repercussão, que foi quase nenhuma. Ninguém viu a proposta como sendo pra valer. E não custa relembrar que em 1993 foi realizado o plebiscito sobre a forma de governo e o parlamentarismo não teve 1/4 dos votos (24,71%). Convenhamos ainda que com o atual Congresso o parlamentarismo seria uma tragédia.

Comentários

15/08/2017

08:55

MARIO LUIZ ITABORAHY MACHADO - RIO DE JANEIRO

Caro deputado creio que o senhor está equivocado quando diz que o parlamentarismo não vai prosperar por falta de apoio popular, que não tem a menor chance de ser aprovado no congresso; bem em primeiro lugar apoio popular é o que menos importa para um governo golpista e testa de ferro do capital internacional e nacional dos bancos, desmorlizado, desgastado, eles fizeram até agora tudo o que quiseram e vão continuar a fazer até o apagar das luzes desse governo de trevas e o senhor bem sabe o porque disso graças ao elevado nível de consciencia politica de mobilização e participação do povo brasileiro a saber e principamente e dos paneleirios como diria o Sergio Chapelen no globo reporter paneleiros quem são? aonde vivem? o que fazem? aonde estão? basta elmbrar daquelas passeatas de 2013 aonde estão toda aquela gente? é mais fácil aqui no Brasil mobilizar para uma partida de futebol ou para uma cervejinha do qeu ver essa gente reivindicando que lhe pertence e o que é seu por direito, com está escrito na bilbia é amsi fácil um camelo passar por uma agulha do qeu um brasileiro fazer pressão protestar tomar conta do que é seu