O ex-governador Sérgio Cabral sofreu sua primeira condenação dos mais de dez processos que ainda responde por crimes cometidos contra a administração pública. O juiz Sérgio Moro o condenou a mais de 14 anos de prisão, juntamente com Wilson Carlos e Carlos Emanuel Miranda, conhecido por avestruz, um de seus operadores financeiros.

A sentença é longa, recheada de reprovações às atitudes de Cabral como homem público e suas práticas reincidentes de propina. Não tenho dúvida que nos demais processos que responde junto à Vara Federal do Rio, o juiz Marcelo Bretas também o condenará. Especialistas consideram que a soma das penas que serão impostas ao ex-governador Cabral ultrapassará a 500 anos de cadeia. Sem querer tirar proveito do momento que o ex-governador Cabral e boa parte do seu grupo preso em Bangu atravessa, faço uma pergunta que surge do fundo do meu coração: Você acredita, sinceramente, que se eu não tivesse denunciado toda essa corrupção - ainda nos tempos em que Cabral se fingia de bom moço, era aplaudido pela imprensa, era tido como exemplo de administrador - a sentença de ontem e as outras que virão teriam ocorrido? Ou o final da história seria outro e hoje ele estaria desfrutando das riquezas que roubou da população?

É bom lembrar que, em seu governo, Cabral chegou a ter o apoio de 14 partidos políticos, da direita à esquerda. Fiquei como uma voz solitária clamando por justiça no deserto. Fui perseguido politicamente, me tiraram espaços na mídia, cheguei a ficar proibido de falar em algumas emissoras de rádio. Praticamente, só o meu Blog fazia oposição à corrupção praticada por Cabral. A maioria esmagadora dos veículos de comunicação elogiava o seu governo, os seus secretários agora presos e tentavam destruir quem levantava a voz contra os escândalos que aconteciam nos bastidores.

Não me arrependo e nem estou aqui me lamentando das duras injustiças que foram praticadas contra mim, inclusive pela Justiça, em alguns casos, a serviço de Cabral. Só quero lembrar àqueles que acompanharam esses dez anos, onde fui chamado de irresponsável, louco, demagogo, populista, que apenas cumpri o meu papel. Não me alegro com a infelicidade de ninguém mas Cabral merece as penas que estão sendo imputadas à ele. A mim ele não enganou por muito tempo mas teve até gente de boa fé que acreditou em algum momento que esse canalha tinha boas intenções.

Apesar do cerco que sofri, das perdas enormes em relação à minha imagem, minha vida profissional, minha saúde, minha família, não me arrependo de ter denunciado o maior escândalo de corrupção da história do Rio. Talvez, se não tivesse tido a coragem e a força para suportar as pressões e as ameaças, estaria me sentindo cúmplice de tudo o que aconteceu.

Estou em paz comigo mesmo. Fiz o que achei certo. Arrependidos devem estar os que se calaram ou aceitaram participar desse jogo sujo.

Comentários

14/06/2017

03:57

Marcius Macedo - Rio de janeiro

Sempre disse isto "melius. Este unuriam ancipire quo facere"...... Melhor sofrer injustiça que comete lá

14/06/2017

04:36

Gustavo da Paixão Cearense - Rio de Janeiro

Boa tarde a todos! Eu lembro que na passagem de faixa, a Rosinha pediu para que ele mantivesse os projetos sociais, e o Safado respondeu que a partir dali o governo era dele, e a primeira coisa que o Cabronho fez foi desconstruir tudo, e hoje os jovens sofrem na ansiosos nas comunidades.

14/06/2017

05:04

eduardo marins - duque de caxias

garotinho eu sempre acreditei e acredito em suas palavras, sabe porque? porque o sr nunca fez denuncias sem provas, é isso que me faz te admirar cada vez mais, o sr não é damagogo, esses setores de mídia , mp, tce com certeza posso até estar enganado ganharam muito $$$$ com a nossa desgraça, ficaram quietinhos enquanto o povo ia a mingua, eles deveriam ser responsabilizados tinha que ter um orgão sei lá que os punissem mas enfim sabemos que não vai acontecer nada com eles. enfim garotinho te admiro demais pela sua coragem, eu sei que vc paga um preço alto, mas Deus esta e sempre estará contigo te iluminando e te abençoando sempre, se eu tivesse estudo me colocaria a disposição pra ser um candidato teu nas próximas eleições só pra engrossar o caldo poder te ajudar de alguma forma, eu sei que ano que vem vai ser dificil pra vários politicos mas espero sinceramente que o povo deste estado reconheça em vc, uma nova esperança e que não apareça outros canalhas tentando te atrapalhar, como já te falei um dia desde 1998 que eu te acompanho , qdo eu conheci o sr Dirceu amaro e com ele trabalhei algumas poucas vezes em sua campanha para o governo do estado, eu comecei ali naquele momento te admirar, admirar um lider nato abençoado e que se não fosse as calúnias da globo já seria nosso presidente, mas entendo que tudo é permissão de Deus, ele não quis naquela época, ele sabe sempre o que faz, desde já um abração e um agradecimento por tudo o que o sr fez e se Deus quiser vai fazer muito mais por nosso estado

14/06/2017

05:09

Vicente Portella - Duque de Caxias

Garotinho, mesmo sabendo que você é protestante, peço permissão para uma referência católica vinda de um agnóstico: Você combateu o bom combate. Felizmente o Rio de janeiro pode contar com você nesse embate duríssimo. O Rio te agradece... :-)

14/06/2017

09:51

Pedro Antonio de Oliveira - PORTO DE GALINHAS -PE

MEU CARO GOVERNADOR... dos meus 48 anos de vida, 20 anos morei no Rio de Janeiro, onde vi a passagem de Marcelo Alencar e depois sua administração e de sua esposa ROSINHA. Quero aqui testemunhar que nunca assisti antes a uma administração tão voltada para para o desenvolvimento do estado e da causa social, na época eu tinha uma VAN e explorarava o transporte ALTERNATIVO, e o senhor foi o governador que mais defendeu a nossa luta, tanto que nesta mesma época os seus filhos só se deslocavam de VAN, chegando até a sofrerem um acidente. OUTRAS qualidades de muitas que o senhor tem, além da grande simplicidade e humildade, é a causa pelas denúncias nos desmandos da administração pública, em especial aos desmandos deste grupo político de SERGIO CABRAL. Conheço de perto sua luta contra os PICCIANIS, PAULO MELO e CIA, sempre acompanhei suas denúncias contra esse grupo corrupto. NÃO DESISTA! O senhor tem o meu respeito e admiração, continue, avante! O senhor não está só, UM COM DEUS É MAIORIA. Hoje estou morando em PORTO DE GALINHAS -PE, mas continuo orando para que DEUS faça com que grande parte dessa sociedade acorde, para que ELE nos dê SABEDORIA, para que possamos enxergar quem realmente está do lado do POVO. Fica aqui o meu abraço e meu respeito pelo senhor e família. ESTAMOS DE PORTAS,BRAÇOS E CORAÇÕES ABERTOS,AGUARDANDO SUA VISITA.

14/06/2017

10:00

Alexandre - Rio de janeiro

Verdadeiramente eu acredito que sem sua iniciativa, Garotinho, nada disso seria possível em relação a prisão de Cabral. Sempre que posso acompanho o cenário político, e ainda não vi um politico com tanta coragem de enfrentar toda essa corrupção que se instalou no país. Por isso eu digo: Não vejo outro nome na política que possa ser o Presidente desta nação. Esse nome chama-se Anthony Garotinho

14/06/2017

10:03

Servidor Público Estadual - Cabo Frio

Parabéns Garotinho, só fico pensado, e Pezão Ladrão, até quando vamos ter que aguentar esse ladrão safado solto? Essa assembléiaa legislativa vai ficar apoiando até quando? Infelizmente acho que não temos solução.

14/06/2017

10:23

Bruno - Nova Iguaçu

Obrigado Garotinho! A história lhe fará Justiça!

14/06/2017

11:02

Ivano Rogério Leal Horácio - Serra

É verdade, acompanhei a tua solitária luta, desde 2007. Fostes muito corajoso e determinado, principalmente, por causa da relação de cumplicidade que a Globo, mantinha com o Sérgio Cabral. Até na Câmara dos Deputados, fostes boicotado, na ocasião que na condição de Deputado Federal, solicitou informações sobre os vôos de Cabral. Tenho inclusive algo para te relatar sobre tal evento.

14/06/2017

11:10

Ivano Rogério Leal Horácio - Serra

O Estado do Rio de Janeiro e o Brasil, tem a obrigação de condecorar-te, por tal ato de bravura e patriotismo, pois o que fizestes é difícil encontrar alguém, com coragem suficiente, para agir da mesma forma, vez que juntamente com a tua família, correstes sérios riscos, mesmo clamando em um deserto, sofrendo ataques covardes da Globo.

15/06/2017

09:43

CIDINHA ADOECEU POR QUE? - RIO DE JANEIRO

PARABÉNS GAROTINHO PELA VOZ E ATITUDES CORAJOSA, NOS VENCEMOS, ENQUANTO ISSO........ A ENLOUQUECIDINHA (DEPUTADA) CHORA NOITE E DIA E SUA CASA É UM VELÓRIO SÓ O SEU HERÓI, QUERIDINHO E PAIZÃO COMO ELA ELOGIAVA AGORA FOI CONDENADO, NÃO DUVIDO QUE ELA LOGO IRÁ VISITÁ-LO.

15/06/2017

12:08

FRANKLIN LAUTERT - RIO

CARO GAROTINHO, RECEBRÁS O RECONHECIMENTO DE TODOS, ATÉ DOS QUE SÃO TEUS INIMIGOS. A SUA RECUPERAÇÃO MORAL, PROFISSIONAL E POLÍTICA É ACELERADA E INFRENE.

17/06/2017

02:33

Felipe C - Rio City

Opa, Anthony. Confesso que me compadeço da tragédia cabralina. Veja só, onde está o andar de cima do Rio (não do RJ) que o tinha como melhor governador da história do Rio (não do RJ)? Onde andam seus três fiadores plim-plim (John Robert, Joseph Robert & Yrinew Robert), que se cansaram de inaugurar factóides e/ou obras superultramegahipermastergigaterafaturadas, com direito a tesourinha pra cortar faixa? Veja só, o Cabral foi carbonizado pelo Grupo Globo, assim que não deu mais pra segurar. Quando o Estado tinha verba de publicidade, tudo era uma maravilha! Sabemos que a coisa tá tão feia que nem pra gastar com o indispensável (publicidade, kkk), o RJ tem. Veja, minha visão de humanidade não admite isso. Jamais me esqueço da cassação do mandato do deputado-lobista, em que de súbito seus 400 apoiadores (remunerados) em sua eleição pra presidência da casa e depois na cassação da presidenta, se transformaram em ferrenhos opositores, num espaço de 3 meses? Veja, até a máfia, o Comando Vermelho, têm código de honra, rs. Não falo isso por moralismo fajuto, falo de convicção mesmo. Não me esqueço daquele Marun, que sabemos quem é, sozinho, defendendo o Cunha. Agora o faz com Temer. Que ironia, vejo mais valor nele do que naqueles que mudam de time como quem muda de cueca. Eu não vou aceitar isso. Vou colar na testa de cada um que subsidiou o "fenômeno" Cabral (Lula/Dilma inclusassos) nela, essa pecha, pra quem ninguém se esqueça. Depois elegem um certo sujeito aí que diz que não é político, mas que é "gestor", e em menos de 2 anos terão uma indigestão. Aí vão dizer que não sabiam. Uma ova! Minha memória é boa, vou lembrar um por um! P.S.: o senhor se lembra do tratamento dispensado ao senhor pela Fernanda Torres em sua coluna na Veja Rio, e o tratamento dispensado ao dispensável e hoje leproso de Bangu? Sugiro desenterrar esse caso e repostar. O povo precisa saber quem é quem. Valeu.