Blogueiro Eduardo Guimarães deixando a superintendência da PF em São Paulo
Blogueiro Eduardo Guimarães deixando a superintendência da PF em São Paulo
O que aconteceu hoje com o blogueiro Eduardo Guimarães é mais um capítulo da triste escalada autoritária que o Brasil vem vivendo nos últimos anos. Ele foi conduzido coercitivamente, teve o seu material apreendido, inclusive suas agendas pessoais, com anotações de reportagens que publica no Blog da Cidadania foram levadas. Vivemos numa era digital e se um fato como este tivesse ocorrido com um jornalista da mídia tradicional, a ABI, ABERT, Sindicato dos Jornalistas, todos já estariam gritando. Mas como ocorreu com um blogueiro que tem posição política clara não há na mídia tradicional nenhuma solidariedade pessoal a Eduardo Guimarães, nem repúdio veemente a uma ação autoritária, até mesmo inexplicável no Estado Democrático de Direito.

Eu que tenho vivido experiências de enfrentamento com setores do Judiciário do Rio de Janeiro já vivenciei semelhantes a essa. Numa ocasião nosso blog ficou censurado de maneira absurda, proibido de citar o nome do ex-presidente da ALERJ, Paulo Melo. Agora estou proibido por um juiz de primeira instância de comentar qualquer assunto num processo em que eu sou parte.

Lamentavelmente a sociedade brasileira organizada tem permitido, em nome do combate à corrupção, atitudes inexplicáveis, como a que ocorreu hoje com o blogueiro Eduardo Guimarães. A acusação contra ele beira o ridículo. É acusado de ter antecipado uma notícia de um operação que iria ocorrer, no caso a condução coercitiva de Lula. Quantas vezes jornais, emissoras de televisão antecipam acontecimentos, afinal todos buscam o furo jornalístico. A decisão fere a liberdade de informação e o sigilo da fonte, ambas, garantias constitucionais. A operação que produziu tal vazamento, a Lava Jato tem sido marcada justamente por notícias antecipadas, ou seja, vazamentos feitos por veículos de comunicação. Por que dois pesos e duas medidas? A Globo pode vazar e o blogueiro não?

Comentários

22/03/2017

01:43

Papa Goiaba - SG

Art. 218. SE, REGULARMENTE INTIMADA, a testemunha deixar de comparecer sem motivo justificado, o juiz poderá requisitar à autoridade policial a sua apresentação ou determinar seja conduzida por oficial de justiça, que poderá solicitar o auxílio da força pública. DETERMINAR A CONDUÇÃO COERCITIVA DIRETO VIOLA O DEVIDO PROCESSO LEGAL E A LIBERDADE DE LOCOMOÇÃO, CONFIGURANDO CONSTRANGIMENTO ILEGAL E EVENTUAL ABUSO DE AUTORIDADE. O STF JÁ DECIDIU QUE A ATIVIDADE JORNALÍSTICA NÃO É EXCLUSIVA DE QUEM TENHA DIPLOMA DE JORNALISMO E TB QUE SOMENTE COMETE CRIME DE VIOLAÇÃO DO SIGILO FUNCIONAL A AUTORIDADE VAZADORA, NÃO O JORNALISTA QUE DIVULGA A INFORMAÇÃO (INTERPRETAÇÃO CONFORME A CONSTITUIÇÃO). O SIGILO DA FONTE É IMPRESCINDÍVEL À ATIVIDADE JORNALÍSTICA, CLÁUSULA PÉTREA DA CONSTITUIÇÃO, IMPASSÍVEL DE TENTATIVA DE SUPRESSÃO NEM POR EMENDA À CONSTITUIÇÃO. A APREENSÃO DOS EQUIPAMENTOS DE TRABALHO DO JORNALISTA PÕE EM RISCO A SUA SOBREVIVÊNCIA E DE SUA FAMÍLIA, ALÉM DE PARTIR DE UMA ORDEM ORIGINARIAMENTE ILEGAL, POR VIOLAR CLÁUSULA PÉTREA. HOJE O EDU GUIM É LEVADO PORQUE É PETISTA. AMANHÃ É VOCÊ PORQUE NÃO TEM MAIS NINGUÉM PRA SER LEVADO.

22/03/2017

01:56

Papa Goiaba - SG

Além do mais, Moro é SUSPEITO (suspeição), por ser inimigo declarado de Edu Guim, uma vez que o processa criminalmente. TOTALMENTE ILEGAL ESSA AÇÃO! MAS NAS INSTÂNCIAS SUPERIORES, SÓ SILÊNCIO. LULA ESTAVA CERTO! ESTÃO ACOVARDADOS! DETALHE... APOIO SIM A LAVA-JATO, APESAR DE SER DE ESQUERDA, MAS NÃO POSSO COMPACTUAR COM EXCESSOS E ABUSOS.

22/03/2017

07:13

andre - rio de janeiro

A acusacao nao eh de antecipar a operacao mas sim informar lula com antecendencia, pra destruicao de provas. Se isso for verdade, eh crime.

22/03/2017

07:26

Jozilene - SP

Os maiores culpados disso tudo de ruim que vem acontecendo no Brasil são consequências dos ex-governos autoritários do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT/PE) e do ex-governador Sérgio Cabral Filho (PMDB/RJ).

22/03/2017

03:03

VILSON - BRASÍLIA

Boa tarde meus caros, o fato de ter antecipado a informação não está completa, o blogueiro e comerciante fez contato com os alvos da operação em princípio para alertá-los da referida operação, teve informações privilegiadas por uma fonte estatal,o objeto aqui é o agente estatal, o blogueiro deve entrar por tentar obstruir a justiça, pondo-a em risco, suponha-se que a referida antecipação desencadeasse uma reunião de pessoas amistosas ao investigado e com isso partissem para cima dos agentes do estado (PF), que lá foram cumprir ordem judicial, é bom verificar o que há nas entrelinhas, forte abraço aos amigos do blog.

22/03/2017

04:39

Francisco Neves - São Gonçalo

Garotinho... Uma ABI, ABERT e Sindicato seja qual for são corporativista e comem nas mãos de Governos, Banqueiros e grandes empresários... Acha que defenderiam alguém com opinião livre, sem cabresto? Estamos no Brasil de Temer, no Brasil de PMDB e Partidos envolvidos em tudo que é lama. País que está jogando no descrédito Instituições sérias. País que prejudica aqueles que denunciam as coisas erradas. Tá difícil!