Reprodução do Zero Hora
Reprodução do Zero Hora
O presidente Michel Temer anunciou ontem que vai agir no caso de ministros envolvidos na Lava Jato. Se for apenas citado nas delações nada acontecerá. No caso de ser denunciado pelo MPF será afastado, mas mantendo o salário. Só se virar réu no STF é que será demitido. Temer quis passar para opinião pública a imagem de presidente zeloso pela moralidade, mas é tudo da boca para fora. Temer joga com o tempo. Em março a Lava Jato completa 3 anos. Sabem quantos políticos com foro privilegiado já viraram réus na Lava Jato no Supremo Tribunal Federal? Só a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e os deputados Nelson Meurer (PP-PR) e Aníbal Gomes (PMDB-CE), além de Eduardo Cunha, que perdeu o foro privilegiado quando foi cassado e passou para Justiça Federal do Paraná. Apenas outras 11 pessoas já foram denunciadas. Temer sabe que as delações da Odebrecht atingem cinco ministros: Moreira Franco, Eliseu Padilha, José Serra, Gilberto Kassab e Leonardo Picciani. Porém conta que vai demorar muito tempo até a Procuradoria Geral da República formalizar denúncias. A média de tempo entre a abertura de inquérito e a denúncia de envolvidos na Lava Jato com foro especial é de 14 meses. Com isso, no cálculo de Temer só em 2018 os seus ministros poderão vir a ser denunciados.

O presidente da República só esquece de um detalhe fundamental. Se surgirem bombas contra os ministros que acabem na primeira página dos jornais e nas manchetes dos noticiários não há nada que os segure, a pressão da mídia e da opinião pública selarão o destino deles, e terão que deixar os cargos, podem esquecer os critérios anunciados por Temer. Basta lembrar o caso de Romero Jucá. Teve que pedir o boné do ministério do Planejamento mesmo sem ser denunciado nem ter virado réu. Gravações bombásticas e uma delação fizeram o serviço.

Comentários

14/02/2017

11:33

Cláudio - Duque de Caxias / Rio de Janeiro

Por falar de interferir. Todos nós brasileiros estamos sabemos que o governo da Rússia já é um grande parceiro do novo governo dos Estados Unidos, o presidente Ronald Trump, especialmente na grande importância de combater o terrorismo pelo mundo, e hoje (13) o que estou ouvindo falar na mídia televisiva são uns idiotas inclusive daqui do Brasil, querendo arruma uma primeira crise no governo americano, e lamentavelmente acusando Rússia de tentar interferir na eleição presidenciais na França. Meu recado para essa gente da imprensa: Larga de canalhice deixa os dois governos em PAZ para combater com muito rigor terroristas, inclusive que estão atacando pessoas do bem no território brasileiro. Ou vocês pensam que PCC e as outras facções perigosas do crime organizado não são considerados terroristas até pelos cidadãos do bem? http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/conheca-os-grupos-criminosos-que-controlam-favelas-do-rio/n1597022685202.html

15/02/2017

07:47

Ricardo - Xerém, Duque de Caxias

Noto que o Exército está em vários pontos das cidades do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo, mas o estado era para ouvir os alertas dos fluminenses, principalmente pedindo pela vigilância permanente das Frotas da Marinha em toda Orla da Baía de Guanabara, combatendo com muito rigor entrada de drogas pesadas e armas pesadas, inclusive neste município do Estado do Rio de Janeiro.