Renan Calheiros e José Sarney
Renan Calheiros e José Sarney


Além das conversas com Romero Jucá, o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado também gravou Renan Calheiros e José Sarney e entregou tudo à Procuradoria Geral da República para negociar sua delação premiada. O que Renan e Sarney dizem nas conversas ainda não se sabe, mas os comentários são que os diálogos seriam ainda mais comprometedores do que a conversa com Romero Jucá. Está claro que Sérgio Machado quis salvar o pescoço e conduziu as conversas no sentido de comprometer seus interlocutores. É aí que mora o perigo. Todo mundo sabe que as conversas com Renan e Sarney alguma hora também vão vazar. Se forem pelo mesmo caminho de "pacto" para abafar a Lava Jato, que é o que se comenta, vai crescer fortemente na opinião pública a leitura de que o afastamento da presidente Dilma foi um golpe, não contra ela, mas contra a Lava Jato. Se esse sentimento se consolidar o governo Temer estará perdido. Uma coisa é certa, neste momento o Palácio do Planalto e o PMDB estão em polvorosa.

Comentários

24/05/2016

09:56

Manu - Fortaleza

Nem Sarney e nem Renan é flor que se cheire, Sérgio Machado está indo pelo caminho errado para se defender, usando de intimidação, isso é crime. Nos EUA, pai e filho ligado ao cinema gravaram como forma de intimidação ao grande ator Mel Gibson e foram processados criminalmente.

24/05/2016

10:24

Vicente Portella - Duque de Caxias

Na verdade as conversas entre Dilma e Lula, corretamente divulgadas pela lava jato, são pelo menos 10 vezes mais comprometedoras que as de Jucá. Fica claro que Dilma chegou a falsificar um termo de posse para livrar Lula de Sérgio Moro. Lula chega a citar Ministros do Supremo a quem deveria se pressionar para barrar a lava jato. Não vejo como a divulgação de áudios de outras pessoas que eram governistas e fizeram exatamente a mesma coisa que Dilma e Lula possam atribuir caráter de "golpe" ao impeachment da Dilma. Uma coisa nada tem a ver com a outra. Dilma foi afastada por seus erros administrativos e políticos de forma legal, constitucional e republicana. Articulação política de grupamentos, por mais conservadores ou suspeitos que possamos os considerar, não são ilegais. Muito pelo contrário, fazem parte do processo político. Não se pode seccionar a democracia e cultivar apenas a parte que interessa ao PT e seus aliados. Democracia é algo que precisa necessariamente servir para todos, senão deixa de ser democracia. Exatamente como Jucá, está claro que Dilma também tentou obstruir a justiça, assim como Lula. Isso não é democrático, nem legal. Se houve golpe, ele foi praticado pelo próprio PT e seus aliados, inclusive PMDB, e as grandes vítimas foram a democracia e a constituição brasileira. Não há como se adotar casuísmos. Pau que dá em Chico, dá em Francisco, certo? :-)

24/05/2016

10:37

Vicente Portella - Duque de Caxias

Só para registrar: Garotinho, você tem todo o Direito de ser simpático a Presidente afastada, Dilma Roussef. Isso é democrático e eu diria até, solidário, considerando a origem de Dilma no PDT de Brizola, junto com vários de nós. Mas é interessante registrar que o PT jamais exerceu a solidariedade com as forças políticas não petistas que os ajudaram a chegar ao poder. No Governo Rosinha, inclusive, quando a mão pesada dos interesses escusos patrocinadas pelos meios de comunicação abastados, liderados pela Globo, se abateram sobre nós, o PT bloqueou os recursos do Estado e ainda foi para a porta do Palácio fazer carga contra a governadora. Lembro bem. Os enfrentamos na rua e vencemos o oportunismo político do PT, naquele momento aliado as forças mais conservadoras do planeta por pura conveniência. Mas enfim... o jogo é jogado e o lambari é pescado, né? :-)

24/05/2016

10:47

Corrupção - Investigação

Acompanhe a coletiva de imprensa da 30a Opração Lava A Jato. http://aovivo.folha.uol.com.br/2016/05/24/4817-aovivo.shtml

24/05/2016

10:54

MIRUNGA - Rio de Janeiro

Esses dois estão no time titular, que chegue logo a hora deles!

24/05/2016

11:16

Igor - Rio

"Não contra ela, mas contra a lava jato". Kkk Então a presidente tem seu mandato garfado por um parlamento de bandidos, os 54 milhões de votos jogados no lixo, na pratica ela que foi prejudicada e o golpe é contra a lava jato!

24/05/2016

05:06

Big articulador - Poder e poder

Sarney é o grande articulador político do Brasil, segue firme desde a ditadura.

24/05/2016

05:15

Politica - Ética

Minas e Energia! A delação do presidente da Engevix é bombástica.