Reprodução do Globo online
Reprodução do Globo online

Caso o Senado afaste a presidente Dilma Rousseff do cargo, o vice Michel Temer pretende enviar, ainda em maio, propostas de duas reformas ao Congresso: da Previdência e trabalhista.

Segundo revelou o ex-ministro Roberto Brant, que comandou o Ministério da Previdência de FHC e formula a agenda de Temer para o setor, a principal mudança é a fixação de idade mínima para aposentadoria de 65 anos para homens e mulheres.

Também está prevista a desvinculação dos benefícios previdenciários e assistenciais do salário-mínimo. Esses benefícios passariam a ser corrigidos anualmente apenas pela inflação.

Nas relações trabalhistas, ideia é flexibilizar a CLT e permitir às empresas fechar acordos livremente.


Comentários

28/04/2016

05:21

Luiz carlos mattos Lemos - rio de janeiro

Se a aposentadoria, valer para todos os os brasileiros eu concordo plenamente . TODOS: Brancos, negros, carvoeiros, motoristas, advogados, comerciários, promotores, procuradores, juízes , generais, almirantes, brigadeiros, etc. COMO SERÁ ?: EU ? Só acredito : VENDO !

28/04/2016

07:14

Giovani Sebastião Bandoli - Rio de Janeiro e Itaperuna

Mais desemprego e violência entre os jovens. Pobre nação (desmiolada) brasileira.

28/04/2016

11:53

Antoniel Vieira - Feira de Santana

O Bom presidente é aquele que desafia as urnas e sai vencedor, cai na graça do povo para governar com liberdade. Tomar a puço não, sou cidadão pagador de imposto, o país não está bem, todos sabem. Porque não unem as forças com ideias e coloca o país no seu devido lugar? Ele tem que pensar nisso!

29/04/2016

02:21

Rogério Ventura - Rio de Janeiro

Alguma surpresa? Ou alguém ainda acredita que o objetivo dessa presepada toda era o combate à corrupção?

29/04/2016

08:47

Flavio Guedes - RJ

Governo Michel Temer, do antigo "Uma Ponte para o Futuro" para o atual "A Travessia Social". Mas, nesse novo texto "A Travessia Social", que parece substituir a velha "Uma Ponte para o Futuro", uma cá no Rio caiu ao mar, permanece a odiosa essência e vontade das privatizações do bem ainda público, como se vê no texto: ...."O Estado deve transferir para o setor privado tudo o que for possível em matéria de infraestrutura. Quanto às competências que reserva para si, é indispensável que suas relações com contratantes privados sejam reguladas por uma legislação nova, inclusive por uma nova lei de licitações. É necessário um novo começo das relações do Estado com as empresas privadas que lhe prestam serviços" ..... isso sem falar nos boatos d'uma alteração nas regras das aposentadorias, que logo de cara será aos 65 anos e de modo bem democrático, para homens e mulheres. Alás, para os homens já é essa a idade, as mulheres é que serão penalizadas com mais 5 anos de labuta no mercado. Espero que nesse "A Travessia Social", que contém 17 paginas, esteja bem definido que, nessas privatizações o BNDES, a CAIXA ECONÔMICA, o BANCO do BRASIL e quaisquer outros Recursos Públicos, não sejam utilizados para financiar entregas do que resta do patrimônio público e, nessa NOVA leis das licitações, a ser elaborada, esteja bem explicitado as PUNIÇÕES para desvios com entes que detenham essas concessões ....... Não custa lembrar que a ODEBRECHT, sinônimo de compadrio na Lava-Jato, é detentora de concessões, como, das BARCAS, da SuperVia, do Metrô, do Maracanã, do Porto Maravilha, da Rodovia Rio São-Paulo, da FOZ Água 5. Isso, só cá no estado Rio de Janeiro. Ou seja, não vejo com clareza aspectos que beneficiem o cidadão comum, com Saúde, Educação, Emprego e Segurança, muito pelo contrário, cá no Rio de Janeiro, as Cooperativas, OSS's, PPP's e "Fundações" que fornecem mãos de obra e administram alguns desses serviços, além de contratarem com baixos salários, são constantemente objetos de ação do MP, do TCE, do TCM e até da Polícia, acabando por virarem manchetes em nossa mídia. O único boato que me agrada no Temer, é a sua leve vontade, dizem, de rejeitar a reeleição daqui pra frente !!