Cerca de 140 000 servidores inativos com salários atrasados. Conquistas sempre exaltadas na área social, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), sob risco de desativação. Hospitais públicos sem remédios para os pacientes. Mais de sessenta escolas ocupadas por protestos de estudantes. Delegacias sem dinheiro até para comprar papel higiênico. Em um país mergulhado em crise, o desastre financeiro que se abate desde o ano passado sobre o Rio de Janeiro põe o estado na deplorável condição de caixa mais deficitário entre todos: faltam quase 20 bilhões de reais para fechar as contas. "A situação é uma tragédia", resume o vice-governador Francisco Dornelles, à frente do Executivo desde março, quando o titular, Luiz Fernando Pezão, se licenciou para tratar de um câncer.

O principal detonador da crise financeira que paralisa o Rio é a derrocada da indústria do petróleo, motor que impulsionava sua pujança no início da década com os royalties despejados nos cofres públicos. Primeiro, o preço mundial do barril desabou, e assim permanece até agora. Depois, a Petrobras se desintegrou sob os efeitos da Operação Lava-Jato, levando junto uma vasta rede de fornecedores e prestadores de serviços. Os reflexos dessa conjunção de fatores foram dramáticos. Em um ano, o recebimento dos royalties do petróleo pelo estado sofreu uma redução de 40%, de 8,7 bilhões de reais em 2014 para 5,2 bilhões em 2015 (e vai cair mais, para 3,8 bilhões neste ano). No período, a arrecadação do imposto mais rendoso, o ICMS, que crescia ao ritmo de 15% ao ano, não subiu nada. E assim o buraco entre dinheiro que entra e dinheiro que sai chegou a 12 bilhões no ano passado e deve atingir 19 bilhões em 2016. A título de comparação, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, os estados mais deficitários depois do Rio, fecharam 2015 com rombos de 9 e 4,8 bilhões de reais, respectivamente.

A situação de penúria atual é a mais grave de que se tem notícia em um estado onde a baixa arrecadação foi regra durante décadas. Na mais recente crise grave, em 2002, a governadora Benedita da Silva teve problemas para pagar fornecedores, mas não deixou de depositar o salário dos servidores. Neste ano, o governo já atrasou o pagamento de todas as categorias em algum momento e, em abril, deu calote nos rendimentos dos inativos que ganham acima de 2 000 reais. Promete acertar a conta em maio.

(Veja online)

Comentários

27/04/2016

01:37

+1 Aposentada e eleitora contra corrupção - Tribobó, São Gonçalo/RJ

Os governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (PT) + governos Sérgio Cabral e Fernando Pezão (PMDB) afundaram o Brasil e o Estado do Rio de Janeiro.

27/04/2016

01:39

Hugo - Tijuca

Um importante reparo: em 2002, a Benedita não pagou o 13 dos servidores do Estado. Quem pagou, em 2003, foi a Rosinha (14 folhas).

27/04/2016

02:51

FRANKLIN LAUTERT - RIO

CARO GAROTINHO, QUANDO A ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE PENÚRIA PORQUE PASSA O RIO DE JANEIRO PROVEM DE TI, ELA PASSA A TER CREDIBILIDADE, AO CONTRÁRIO DO QUE OCORRE QUANDO A ANÁLISE É FEITA PELO GOVERNO OU PELO GLOBO. MESMO ASSIM AINDA LHE CABEM ALGUNS REPAROS E COMENTÁRIOS. A BENÉ PODE TER PAGO OS SALÁRIOS MENSAIS, MAS NÃO PAGOU O 13o SALÁRIO DOS FUNCIONÁRIOS, QUEM O FEZ FOI ROSINHA GAROTINHO. OUTRO COMENTÁRIO A ACRESCENTAR, CORROBORANDO O QUE DISSESTE, É QUE, SE OS ROYALTIES CAÍRAM DE 8.7 BI PARA 3.8 BI, OU SEJA QUEDA 5 BI APROXIMADAMENTE, FALTAM AINDA 14 BILHÕES PARA ATINGIRMOS OS 19 BILHÕES DE ROMBO EM 2016. NESSE ROMBO É QUE ESTÁ MÁ ADMINISTRAÇÃO DE CANALHABRAL/PEZADÃO, POIS INCLUEM AS ISENÇÕES TRIBUTÁRIAS, O AUMENTO DA DÍVIDA, A CORRUPÇÃO QUE QUEBROU A PETROBRÁS E A FEZ DEIXAR DE SER O DÍNAMO DA ECONOMIA NACIONAL E ESTADUAL- CABRAL CONTRIBUIU COM SUA EXIGÊNCIA DE 30 MILHÕES EM PROPINA. QUER DIZER, CABRAL QUEBRA O ESTADO E AJUDA A INTENSIFICAR A RECESSÃO, ENQUANTO ELE E OS AMIGOS MAMAM NAS TETAS DO GOVERNO E DA PETROBRÁS. QUE CALAMIDADE!!! QUE TRAGÉDIA, COMO DIZ O DORNELLES!!! CADEIA É POUCO, PENA QUE NÃO HAJA PENA DE MORTE!!!

27/04/2016

05:22

Flavio Guedes - RJ

Aí a gente faz as seguintes perguntas aos cariocas e aos fluminenses: - Diante do caos que vivemos hoje, valeu a pena a reforma do Maracanã e os gastos com as obras para a Copa de 2014 ? - Será que amanhã, valerá a pena os gastos com as obras para as Olimpíadas de 2016 ? - Os investimentos, como nos prometeram, vieram do Setor Privado ? - Servidores ativos, aposentados e pensionistas estão sem os salários, caos na saúde, na educação e na segurança, caos no trânsito e nos transportes de massa, futuro ameaçado e obras de péssima qualidade. São esses os legados que nos prometeram ? O estado está literalmente QUEBRADO, o município está literalmente QUEBRANDO, a capacidade de endividamento do estado é nula, a do município, hoje não vale 1/2 litro de mel coado, morrem turistas, cidadãos cariocas e fluminenses em função desse caos anunciado ...... e ELLES dizem que está tudo bem, está tudo sob controle. ENGANARUN um CARALHUN VADES, Srs. !!!

27/04/2016

06:52

deaC - rio

Não me conformo em ver o Rio nessa situação de penúria. Não esqueço do Cabral se gabando da amizade com o Lula, com a Dilma. Pra que? estamos na mesma m... que o governo federal, do que adiantou babar o ovo?

27/04/2016

08:48

vigilante - rj

Esses partidos PMDB e PP estão governando o estado a dez anos, durante esse tempo o estado aumentou seus gastos com pessoal, não houve até o momento qualquer corte de cargos comissionados, onde estão abrigados os apaniguados, nem foram extintas secretarias, que são 25 no estado, em Goias, salvo engano são 8 e o estado funciona. As terceirizações, também servem para esvaziar a previdência estadual, terceirizado não desconta para a previdência estadual. Todas essas coisas se tivessem sido equalizadas, estaríamos enfrentando essa situação de forma mais confortável. Ainda tem as desonerações que são criminosas, os deputados estaduais, que se colocaram a favor dos aposentados e pensionistas, têm que cobrar isso do executivo. Acho que está claro o crime de responsabilidade cometido por CABRAL, PEZÂO e DORNELES.

28/04/2016

12:34

MIRUNGA - Rio de Janeiro

Covardia e Maldade. Aí eu pergunto a você Garotinho, como pode gastar fortunas com olimpíadas com essa tragédia anunciada anos atrás e agora Hospitais agonizando, Educação falida, Segurança Pública abandonada pelo poder público?