Alexandre Tombini (Presidente do Banco Central), Nelson Barbosa e Joaquim Levy (o atual e o ex ministro da Fazenda)
Alexandre Tombini (Presidente do Banco Central), Nelson Barbosa e Joaquim Levy (o atual e o ex ministro da Fazenda)


Uma pergunta que muitos economistas têm feito, e infelizmente a equipe econômica do governo federal não responde. O Brasil tem hoje US$ 375 bilhões de reservas cambiais. Segundo estudo do Banco Mundial, o país não precisaria de mais US$ 150 bilhões de reservas para enfrentar uma eventual fuga de capitais pela alta dos juros nos Estados Unidos. A pergunta é: por que o país mantém tantas reservas cambiais remuneradas a 1% ao ano e paga sobre a sua dívida interna uma taxa de 14,5% ao ano. Por que não vender parte dessa reservas e abater da dívida interna par diminuir a dependência dos bancos e encolher a relação dívida pública x PIB. Parece loucura você deixar o dinheiro rendendo 1% e pagar 14,5% na outra ponta. Os recentes balanços dos bancos Bradesco e Itaú mostraram a montanha de dinheiro que vem se concentrando na mão desses grupos, enquanto milhares de empregos estão sendo perdidos com fábricas, lojas e outros estabelecimentos fechando país afora. Por que manter esses lucros exorbitantes dos bancos e de um pequeno grupo de rentistas milionários, que vivem da aplicação em títulos públicos do governo?

Se o Brasil quer mesmo se livrar da crise a primeira coisa é botar os bancos a serviço da indústria, do comércio, enfim da sociedade, do país, e não o que acontece hoje, onde todos quebram para os lucros cada vez maiores dessa casta de privilegiados. É desumano, moralmente e politicamente insustentável, cortar dinheiro dinheiro destinado à saúde pública (SUS) para pagar juros. Não há argumento que sustente a atual taxa de juros com o tamanho das atuais reservas que o país possui. Ou acabamos com essa escravidão imposta à sociedade pelos bancos ou não sei, sinceramente, onde vamos parar. A taxa de desemprego vai continuar subindo, a arrecadação dos estados, municípios e do próprio governo federal continuará caindo, e chegará o momento explosivo com reflexos na ordem pública, especialmente nos grandes centros urbanos., Com a palavra o ministro Nelson Barbosa.

Comentários

08/02/2016

02:30

MUITO BOM! O GAROTINHO COMO GOVERNADOR Ñ FOI A TOA QUE FOI DEZ! - RJ

VOLTA, GAROTINHO! MAS TEM QUE DEIXAR OS TRUQUES, AS TÁTICAS POLÍTICAS PARA QUEM SABE. AFINAL, A UNIÃO SEMPRE FEZ A FORÇA, E O AMOR.

08/02/2016

02:34

Pixulekim10% - RJ

http://www.auditoriacidada.org.br/

09/02/2016

02:00

FRANKLIN LAUTERT - RIO

CARO GAROTINHO, NADA CONTRA VENDER ALGUMAS RESERVAS EM DÓLARES PARA FAZER CAIXA EM REAIS. O PROBLEMA E QUE O GOVERNO NÃO VAI VENDER ESSES DÓLARES AO CÂMBIO DE 4 POR DÓLAR. AO INICIAR O PROCESSO DE VENDA, A COTAÇÃO DO DÓLAR DESPENCARIA E O CÂMBIO CAIRIA PARA CENTAVOS DE REAL. ISSO AINDA TRARIA A DESVANTAGEM DE ENFRAQUECER NOSSA BALANÇA COMERCIAL E NESSA INDÚSTRIA, QUE AGORA ESTÁ TENTANDO RECUPERAR SUA COMPETITIVIDADE E PRODUZIR E EXPORTAR MAIS. UMA COISA É CERTA: PARA SAIR DA CRISE O GOVERNO TEM QUE CORTAR NA PRÓPRIA CARNE. SE NÃO FOR CAPAZ DE FAZÊ-LO, O GOVERNO TEM DE SAIR E DAR LUGAR A OUTRO.

09/02/2016

04:29

José Medina - D de Caxias

O governo do PT, também pagou a dívida externa, acabou com a fome no Brasil, etc. Um político ou Cristão, não pode acreditar em mentiras, se não será destruído!

09/02/2016

05:48

Dias - Porciúncula

Posso responder Garotinho?, --´É porque o governo agora pertence a ZELITE, ele virou COXINHA, é amigo dos grandes empresários, é uma espécie de sócio da MÍDIA GOLPISTA, desfruta das delícias proporcionadas pelo CAPITALISMO, O DESEMPREGO AGORA NÃO MAIS LHE PREOCUPA, não quer mais acabar com a HORA DO BRASIL em rede nacional, as urnas eletronicas são 100% confiáveis, os banqueiros não são mais predadores da economia, a Petrobras pode ser privatizada (desde que para o PT), o Maluf é honesto, o Collor é um companheirão, a CPMF é uma boa, a Dilma não mente, o Lula sofre de amnésia, o Brasil desfruta de um COLOSSO de crescimento. o PAC então nem se fala.

09/02/2016

07:35

jaime de oliveira - Petropolis

Como o governo vai desagrada que o financio, vai vê se os banco também não dou para a campanha da Dilma.

10/02/2016

02:19

FALA SÉRIO ISSO AÍ O DOUTOR ENEAS CARNEIRO CANSOU DE DIZER - MAS E O MEDO DE MEXER COM AS 30 FAMILIAS QUE SÃO DONAS DO BRASIL

GAROTINHO SEJAMOS SINCEROS SOMENTE O DOUTOR ENEAS CARNEIRO E JAIR MESSIAS BOLSONARO TEM CORAGEM DE BATER DE FRENTE COM ESSA SACANAGEM COM O POVO. O MARXIMO SOCIOCULTURAL VAI ACABAR E ASSIM TODA ESSA CORRENTE IDEOLOGICA ESQUERDISTA TAMBÉM. A VERDADE SEMPRE DESMASCARA A MENTIRA. E NÃO MENTIRA SOBRE MENTIRA.

10/02/2016

06:20

Pedro - RJ

A culpa pelo caos não é dos poupadores (desde de que, honestos!), mas do desgoverno e desvio de verbas que assola o país a desde que o PT chegou ao poder.

10/02/2016

09:48

NÃO EXISTE CRISE, O PAÍS VAI MUITO BEM! - Rio de Janeiro / RJ

A IMPRENSA TEM NOTICIADO QUE MAIS DE 1 MILHÃO DE PESSOAS PERDERAM SEUS EMPREGOS, QUE O PODER DE COMPRA DOS SALÁRIOS CAIU POR CONTA DA INFLAÇÃO. É DITO QUE OS PREÇOS DISPARARAM; ALTA DOS COMBUSTÍVEIS, MAS EU DIGO É TUDO MENTIRA!!!! O PAÍS ESTÁ BEM, AS PESSOAS ESTÃO RECEBENDO ÓTIMOS SALÁRIOS COM BONS EMPREGOS, ESTAMOS NOS MELHORES DIAS. A IMPRENSA MENTE, NÃO TEM CRISE. PODEMOS VER COMO AS RUAS NESTE CARNAVAL ESTAVAM CHEIAS, PESSOAS VIAJANDO, GASTANDO DINHEIRO. SÓ NO RIO DE JANEIRO MAIS DE 1 MILHÃO DE PESSOAS FORAM NO CORDÃO DO BOLA PRETA, NENHUMA PASSEATA REUNIU TANTA GENTE DE UMA SÓ VEZ. QUEM DISCORDA? http://carnaval.uol.com.br/2016/noticias/redacao/2016/02/06/cordao-da-bola-preta-arrasta-mais-de-1-milhao-de-pessoas-no-centro-do-rio.htm

11/02/2016

03:20

Vitor - Caxias

O problema não são os juros, é sim os gastos exorbitantes do governo que fazem os juros da dívida virarem uma verdadeira bola de neves.

12/02/2016

04:03

Luiz Claudio - Cabo Frio

Garotinho, O pequeno poupador também descobriu que poder receber o mesmo que os bancos e grandes rentistas recebem do governo na compra dos titulos, quem tem emprego fixo e pode guardar no final do mês, tem mais é que aproveitar as altas taxas do tesouro mesmo, ou quer dizer que não devemos fazer isso? Um abraço.