Reprodução do Globo online
Reprodução do Globo online


As manipulações e erros de metodologia dos institutos de pesquisa criaram uma situação em que hoje no Rio de Janeiro grande parte dos eleitores não acreditam mais nos resultados divulgados. Aliás, os recentes resultados do Datafolha e do IBOPE mostram um cenário indefinido.

Na pesquisa Datafolha, Pezão aparece 8 pontos à frente de Crivella, com margem de erro de 3 pontos. Logo a diferença pode ser de apenas 2 pontos, e com o detalhe de que 8% não sabem / não responderam.

Na pesquisa do IBOPE a diferença é de 7 pontos (não estou falando dos votos válidos), com margem de erro de 2 pontos, a diferença pode ser 3 pontos, mas com 7% de indecisos.

Nas duas pesquisas foi apresentado um quadro indefinido, que resguarda os institutos. E é bom lembrar que pela falta de credibilidade das pesquisas muitas pessoas não dão a resposta certa em quem vão votar, alguns não respondem, mas já decidiram em quem votar.

Comentários

17/10/2014

09:35

jorge de freitas - Resende-RJ

NÃO ADIANTA LERO-LERO. A VERDADE É UNICA ! QUEM ESTÁ CONTENTE COM A ADMINISTRAÇÃO DO GOVERNO DO RIO, VOTA EM PEZÃO; QUEM NÃO ESTÁ VOTA EM CRIVELLA. É SIMPLES. É ESSA A MENSAGEM QUE TEM QUE PASSAR PARA O ELEITOR.

17/10/2014

10:05

Quadratura do Círculo - RIO

De uma coisa eu tenho absoluta certeza: vai vencer quem ganhar. Essa coisa de pesquisa não diz nada. Pode, sim, influenciar um ou outro na escolha do candidato. Por isso que afirmo: vai ganhar quem vencer!

17/10/2014

12:04

Sonia Mara - Barra da Tijuca

SE Se você sabe que o Cabral é Pezão e o Pezão Cabral; Se você está de acordo que o Cabral e o Dornelles (vice do Pezão)recebam propinas do escândalo de corrupção da Petrobrás; Se você não se incomoda que pessoas morram nas portas dos hospitais do Estado, que estão sucateados e caindo aos pedaços; Se você se acredita, de verdade, na farsa da pacificação e se sente seguro andando nas ruas ou dentro da sua própria casa; Se você está satisfeito com a indigência da educação pública; Se você se sente confortável com os caros e ineficientes transportes públicos; Se você concorda com as negociatas e os superfaturamentos dos desgovernos Cabral-Pezão, como, por exemplo, na obra superfaturada do Maracanã de R$ 1.500.000.000,00; Se você abona a farra de terceirizações que sangra em bilhoes os cofres do ERJ; Se você concorda com a afirmação da dupla Cabral-Pezão de que os professores e os médicos são vagabundos; Se você discrimina os segmentos mais carentes da população e concorda que as mulheres das favelas são fábricas de bandidos; Se você gostaria de se confraternizar em Paris com o Cabral e a sua gangue dos guardanapos; Se você chancela que a dupla Cabral-Pezão transfira R$ 1,5 bilhões para as organizações globo em propaganda inútil e para comprar a sua blindagem; Se você concorda com a falência do ERJ patrocinada pelo Cabrão; Se, em 2013, você não estava nas ruas se manifestando pela saída do Cabral; Vote no Pezão, o clone do Cabral, e seja cúmplice deste descalabro!

17/10/2014

01:26

NADA DISSO! DÁ RAIVA, MAS O POVO +1 VEZ ESTÁ SENDO FEITO DE OTÁRIO. - RJ

CLARO, SEM A M´DIA CORRUPTA, QUE SEMPRE GANHOU DINHEIRO POR FORA, PARA FICAR CALADA, NADA DISSO ESTARIA ACONTECENDO. NO CASO DA RECORD, ELA AGORA ESTÁ SENDO TAMBÉM VÍTIMA DEPOIS DE TER AJUDADO O CHEFE DA GANG . NA BRIGA PELO PODER ENTRE OS BANDIDOS O QUE MAIS TEM É TRAIÇÃO.... EM TEMPO: E QUANTO A REJEIÇÃO DO CRIVELLA? ISSO NÃO EXISTE! QUAL FOI O ESCÂNDALO DESSA VEZ QUE TERIA AUMENTADO TANTO A REJEIÇÃO DELE? ENFIM, PURA ARMAÇÃO DA GANG E DOS INSTITUTOS, SEGUNDO ALGUNS CÁLCULOS, ALGUMAS INVESTIGAÇÕES. SERÁ QUE ESSA CONTA FURADA QUE DETERMINARÁ, E OS "FATOS INVERÍDICOS" QUE DETERMINARÃO OU JUSTIFICARÃO OS "VOTOS MAL CONTADOS" NO FINAL?

17/10/2014

02:33

JULIO - RJ

DÁ UMA RAIVA MUITO GRANDE , A ELEIÇÃO DE PEZÃO NÃO PODE SE CONCRETIZAR, O CABRAL PREPAROU O TERRENO E O PEZÃO IRÁ ACABAR DE DESTRUIR O ESTADO E O SONHO DE VER UM RJ MAIS JUSTO E MAIS FELIZ....VAMOS AGIR MEU POVO E ORAR PARA QUE SEJAM AFASTADOS ESSA QUADRILHA QUE ROUBA E RI DA NOSSA CARA, ISSO NÃO É JUSTO, MAS EU ACHO QUE DEUS FINALMENTE ESTARÁ DESTRUINDO O CASTELO DE MALDADES QUE PLANTARAM NO RJ.

17/10/2014

03:50

idolo - itaborai

JAS RUAS CADA VINTE QUE PERGUNTO E CRIVELLA, ESTA PESQUIZA E FAJUTA E MALDOSA.

17/10/2014

05:53

Luiz - Cabo Frio - RJ

Tem que mostrar os descaso na saúde, segurança, mobilidade urbana, habitação, corrupções,etc. E fazer a pergunta ao leitor que Jorge de Freitas. Quem está contente com o governo do Rio (Cabral - Pezão ) vota em Pezão, quem não está vote Crivella.

18/10/2014

01:00

Jailton - Nova Iguaçu - RJ

Pelo jeito tem dinheiro alto entrando para os presidentes do DataFolha.e Ibope, óbvio para que o resultado surge na mídia para favorecer qualquer candidato apoiado pelos tais institutos de pesquisas. Aliás, alerta não faltou do povo brasileiro para que nossa Justiça Eleitoral por fim de uma vez por todas nessas pesquisas eleitorais seis meses antes das eleições no território nacional. Pesquisas batizadas de mentirosas.

18/10/2014

01:18

Caminhoneiro - Italva

Onde tem prefeito do PMDB o comentário é que já estão aguardando o resultado do Ibope e DataFolha semana que vem, infelizmente para dar vitória ao candidato Pezão (PMDB) e começar os preparativos para as festas nos municípios onde os prefeitos apoiam essa safadeza da corrupção no atual governo do Palácio Guanabara. Lembrando que em países mais desenvolvidos ou muito rico isto não acontece nunca, só onde tem voto em urnas eletrônicas, voto biométrico e sem voto impresso para não ter recontagem dos votos, sem falar das pesquisas eleitorais safadas do DataFolha e Ibope para enganar os eleitores brasileiros humildes menos informados.